segunda-feira, maio 27 Notícias do Brasil e do Mundo, 24h por dia

Guia de Ação: O Que Fazer se Você Perder ou Tiver Seu Celular Roubado Durante um Show

Perder ou ter o celular roubado durante um show é uma experiência bastante estressante, mas existem medidas eficazes que as pessoas podem tomar para minimizar os prejuízos e até mesmo tentar recuperar o dispositivo.

Alguns passos que podem ser seguidos imediatamente após a perda ou sumiço do seu celular são de extrema importância. A pessoa deve fazer uma verificação completa nos arredores. É possível que o celular tenha caído por perto ou que alguém próximo possa tê-lo encontrado. Caso não encontre o aparelho após uma busca cuidadosa, é hora de agir rapidamente para proteger os dados.

O acesso ao recurso de localização e bloqueio do telefone de outro dispositivo. Usuários de iPhone podem utilizar o “Buscar iPhone”, enquanto os de Android têm à disposição o “Encontre meu Dispositivo” do Google. Essas ferramentas permitem não só localizar o aparelho em um mapa, mas também bloqueá-lo ou apagar dados remotamente, evitando que informações pessoais caiam nas mãos erradas.

Informar imediatamente a operadora de telefonia móvel sobre o incidente é de extrema importância. A operadora poderá bloquear a linha, evitando chamadas, envio de mensagens e uso de dados. Isso também impede que o ladrão faça cobranças indevidas na conta.

O registro de um boletim de ocorrência também é primordial. Isso pode ser feito tanto pessoalmente em uma delegacia quanto online. Um registro oficial é crucial, seja para acionar o seguro do telefone, seja para ajudar na recuperação.

Mudar as senhas das contas mais importantes, priorizando aquelas que têm informações sensíveis, como contas de e-mail, redes sociais e aplicativos bancários. Isso ajudará a proteger a privacidade e segurança online. O proprietário da Import062, Octávio Augusto, frisa: “Todas essas medidas são essenciais para manter seus dados seguros. É muito importante de tempos em tempos fazer backup de seus dados, além de deixar as opções de rastreio ativadas. Todos os celulares têm esse recurso, mas nem todas as pessoas lembram que é preciso ativá-lo para que, se caso precisar, seja possível localizar o telefone”, cita o empresário.

Octávio completa que guardar a numeração do IMEI do aparelho ajuda a polícia a investigar o roubo, além de bloquear o telefone e dificultar a venda desse celular posteriormente: “Por isso, ao comprar um telefone novo ou até mesmo usado, é seu direito exigir a nota fiscal ou nota de compra com o código de identificação do celular (IMEI)”, finaliza.

É importante que a pessoa monitore contas online para verificar atividades suspeitas. Caso note algo fora do comum, contacte imediatamente a instituição correspondente para informar o ocorrido. A instalação de aplicativos antifurto para prevenir futuros incidentes pode se tornar um aliado, explore opções de aplicativos que oferecem funcionalidades como tirar fotos de quem está tentando desbloquear o aparelho e registrar a última localização antes de ele ser desligado.

Comunicar o ocorrido a amigos e familiares pode ter uma extrema importância, assim, eles estarão cientes de que a pessoa não está acessível pelo número de sempre e ficarão alertas a qualquer tentativa de contato suspeita feita em seu nome, e claro, verificar com o local do evento a existência de um setor de achados e perdidos. Muitas vezes, itens perdidos durante eventos são recolhidos e podem ser recuperados dessa forma.

Embora perder o celular em um evento seja um grande transtorno, seguir estes passos pode ajudar a lidar com a situação da maneira mais segura e eficaz possível.

Empresário Octávio Augusto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *