Presidente do Conselho Estadual de Saúde da Bahia, Marcos Gêmeos, comemora o estoque zero de vacinas com validade até 30 de abril, contra a dengue no Estado da Bahia.
De acordo com Marcos, a confirmação de que todas essas vacinas foram para o braço do público alvo é um retorno positivo e demonstra que o estado e os municípios se mobilizaram para incentivar a população a procurar os postos de saúde, o que reforça que a própria população a consciente sobre a importância dos cuidados com a saúde também fez a diferença.
Segundo dados da Sesab, todas 120.022 doses de vacina contra a dengue com prazo de validade até 30 de abril foram aplicadas, tendo estoque zerado na segunda-feira (29). Ainda assim, o CES-BA convoca a sociedade que contempla os critérios de vacinação da influenza a procurar o posto de saúde mais próximo e completar a sua caderneta de vacina.
“Comemoramos o zeramento das vacinas com vencimento para o dia 30 de abril contra a dengue e convocamos a população baiana a também buscar os postos de saúde para se vacinar contra a gripe. Sabemos que a vacina é capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus Influenza reduzindo o agravamento da doença”, afirma
Também na última segunda-feira (29), a Bahia recebeu mais 67.087 doses da vacina contra a dengue, que estão sendo distribuídas para 115 municípios, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Com esta entrega, a Bahia contabiliza 237.556 doses recebidas tendo como público-alvo da imunização, a faixa etária de 10 a 14 anos.