segunda-feira, maio 27 Notícias do Brasil e do Mundo, 24h por dia

3º Festival Literário de Atibaia é sucesso de público, consolidando-se no cenário cultural

foto de divulgação
foto de divulgação
Programação promovida pela Prefeitura contou com grandes nomes da literatura nacional, artistas regionais e show de Jackson Antunes no encerramento
Um verdadeiro sucesso, o 3º Festival Literário aconteceu no último sábado (27) e domingo (28), reunindo leitores de diferentes idades e perfis em uma celebração dos livros e da literatura que movimentou o cenário cultural regional.

Sucesso de público
Foram dois dias intensos, repletos de atividades culturais gratuitas como intervenções cênicas, oficinas, contação de histórias, leituras públicas dirigidas, teatro, lançamentos de livros, shows e bate-papos com autores consagrados. Por dia, cerca de 800 pessoas circularam pela região que abrange o Centro Cultural André Carneiro, a Praça da Matriz e o Cine Itá Cultural.

Grandes nomes da literatura
Escritores como Raphael Montes e Thalita Rebouças conversaram com os fãs sobre suas obras, trajetória pessoal, processo criativo, adaptações de obras para o audiovisual e elaboração de roteiros, entre outros assuntos levantados pelo público.

Carlos Ruas também participou do festival representando o universo dos quadrinhos, em uma palestra que abordou de forma criativa e divertida o mito de criação do mundo de diferentes religiões.
Literatura e teatro
No monólogo “Também guardamos pedras aqui”, a atriz e poeta Luiza Romão encenou o seu livro de poemas homônimo, vencedor dos prêmios de Melhor Livro do Ano e Melhor Livro de Poesia do Prêmio Jabuti 2022. Ela e o diretor da peça, DJ Eugênio Lima, também conversaram com a plateia sobre o espetáculo e o livro.
O palco do Cine Itá recebeu ainda toda a poesia da peça Guará Vermelha, espetáculo da Cia do Tijolo baseado no livro “O voo da guará vermelha”, de Maria Valéria Rezende. A plateia lotada se comoveu com as histórias de Rosálio e Irene, em uma apresentação carregada de sensibilidade e profundidade.

Jackson Antunes
O ator Jackson Antunes também subiu ao palco instalado na Praça da Matriz e comemorou 20 anos do seu show “Coração Caipira”. Apresentando clássicos do cancioneiro caipira como “Chalana”, “O Menino da Porteira”, “Travessia do Araguaia”, “Cavalo preto”, “Saudade da minha terra” e “Boate Azul”, o ator mostrou seu lado cantor e encantou o público presente, que cantou junto e se emocionou no encerramento do festival.
Na entrevista que concedeu um pouco antes de começar o show, Jackson falou da importância das artes e dos livros na vida das pessoas. Confira a entrevista completa no canal da Prefeitura no YouTube https://www.youtube.com/watch?v=eG4g4J9_0jw .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *