
Idealizado pelo modelo Carlos Cruz, o projeto leva moda, arte e cultura à juventude periférica, como ferramenta de transformação social.
O modelo e produtor cultural Carlos Cruz conquista mais um importante passo para o trabalho de valorização da juventude periférica ao apresentar o projeto Periferia do Futuro, durante o Parque Fashion Week, realizado no Parque Shopping, um dos maiores centros comerciais de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador (BA). A iniciativa, criada em parceria com o centro varejista, teve grande repercussão nas redes sociais e foi celebrada com entusiasmo pelo público e pela crítica.
Com uma proposta que vai além das passarelas, Carlos Cruz destacou a importância de fomentar não apenas a moda, mas também a Cultura, a Música e a Dança. Segundo ele, esses elementos artísticos são ferramentas poderosas na luta contra a criminalidade que afeta jovens das grandes cidades. “A arte precisa ocupar o lugar que é dela, como instrumento de transformação e pertencimento. É isso que estamos propondo com o projeto Periferia do Futuro”, afirmou.

O projeto é realizado em conjunto com a PJT Models, considerada, hoje, o maior casting negro de Salvador. Sob a coordenação de Carlos Cruz e Sivaldo Tavares, a iniciativa reúne cerca de 100 jovens, que participam de aulas e oficinas gratuitas aos sábados na Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) e às terças-feiras, no espaço cultural Boca de Brasa, na Barroquinha.
“O Periferia do Futuro surge como um movimento inspirador que conecta representatividade, formação artística e inclusão social. Nossa união como Sivaldo Tavares e o Parque Shopping reforça o poder das parcerias entre iniciativa privada e agentes culturais no fortalecimento da juventude periférica. Em um país onde tantos jovens são alvos da violência, projetos como esse apontam caminhos reais para um futuro com mais arte, dignidade e esperança”, finaliza.