segunda-feira, maio 27 Notícias do Brasil e do Mundo, 24h por dia

Livro “Agora o Pensamento vai falar”, de Ana Luiza Barroso de Mattos, Mariana S. Bacha Oliveira e Pedro Bacha Oliveira

Dia 17 de março, 15h, domingo. Na Sala Maria Thereza Tápias – Barra da Tijuca. Entrada gratuita com distribuição de senhas


(foto: Divulgação)

A segunda edição do Projeto Leiturinhas traz o  livro “Agora o Pensamento vai falar”, de Ana Luiza Barroso de Mattos, Mariana S. Bacha Oliveira e Pedro Bacha Oliveira, no Centro Cultural Espaço Tápias. Os alunos do curso de Teatro do Espaço Tápias e do Projeto Engenho das Artes, de 5 a 12 anos (com a participação de um responsável), ocuparão o palco para a leitura dramatizada do livro e ainda haverá uma tarde de autógrafos com os autores. Será no dia 17 de março, domingo, às 15h, com entrada gratuita, mas é preciso retirar a senha com antecedência, na bilheteria do Centro Cultural. O acesso estará sujeito à lotação do espaço. 
O Projeto Leiturinhas pretende desenvolver o interesse das crianças pela atividade da leitura e do conhecimento de novos autores. “Queremos colaborar com a formação de plateia de espetáculos culturais, não só de literatura, mas de várias linguagens artísticas. Em cada edição, a abordagem vai trazer atividades diferentes de acordo com o autor e a temática do livro. Além da leitura dramatizada, teremos inserções musicais do universo infantil”, destaca a diretora do Centro Cultural, a coreógrafa e bailarina Flávia Tápias. 


Os autores: Ana Luiza Barroso de Mattos,Pedro Bacha Oliveira e Mariana S. Bacha Oliveira 
(foto: acervo pessoal – divulgação) 


Sobre o livro “Agora o Pensamento vai falar”
Uma história leve e divertida sobre os sentimentos que habitam uma criança e seu modo de expressar a emoção da perda. Pedro sentiu que precisava fazer alguma coisa e lutar pelo que estava perdendo com a chegada do irmão mais novo.  
 
Mariana se vê inserida no cenário criado pelo seu filho. Por estar aberta a novas experiências de escuta, percebe que está diante de um impasse infantil. Os sentimentos em conexão – ciúmes, amor, luto e confiança colocam à prova o amor materno e, juntos, mãe e filho, tratam de suas múltiplas emoções. 
 
Durante a trama criada pela atitude inusitada deste menino, Pedro revela, de maneira abstrata, o melhor modo da criança estar no mundo: brincando, criando, inventando. E se junto de tudo isso ainda houver a segurança da escuta amorosa e cuidadosa de um adulto, o universo de possibilidades a ser alcançado é infinito. 

Que cada criança possa descobrir seu jeitinho próprio de estar no mundo. Pedro certamente deixou, nesta obra, a escolha dele sobre o melhor caminho”, diz Ana Luiza Barroso de Mattos. 


Sobre o Centro Cultural Espaço Tápias 

Sala Maria Thereza Tápias (foto: Acervo Centro Cultural Espaço Tápias)
  
O Centro Cultural Espaço Tápias, inaugurado em 30 de abril de 2022, na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, nasce com o propósito de transformar vidas, dar oportunidades e realizar sonhos. 
 
Além da programação artística com espetáculos para todos os públicos, sob a curadoria da Direção do Espaço Tápias, a Sala Maria Thereza Tápias é palco, durante o ano inteiro, das mais diferentes ações ligadas às artes cênicas. O foco principal é o intercâmbio entre culturas, linguagens, expressões e técnicas, em suas diferentes formas de traduzir múltiplas visões de mundo – sem “pré” conceitos, com liberdade para a inovação e oferecendo o máximo de apoio para a criação de novos conceitos. Ou seja, um lugar perfeito para fortalecer e divulgar a dança contemporânea e todas as suas vertentes.
Serviço:
Projeto Leiturinhas
Livro “Agora o Pensamento vai falar – Leitura dramatizada + tarde de autógrafos 
Local: Centro Cultural Espaço Tápias – Sala Maria Thereza Tápias
Endereço: Av. Armando Lombardi 175 – 2º andar – Barra da Tijuca
Data: 17 de março – domingo
Horário: 15h 
Duração: 50 minutos
Entrada Gratuita 
Classificação etária: Livre
https://www.sympla.com.br/produtor/espacotapias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *