segunda-feira, janeiro 20 Notícias do Brasil e do Mundo, 24h por dia

“Jet-Samba”, de Marcos Valle, ganha sua primeira edição em vinil, pela Rocinante Três Selos

O disco, eleito melhor álbum instrumental no Prêmio da Música Brasileira de 2006 é reeditado em vinil pela primeira vez

A Rocinante Três Selos, em parceria com a Dubas Música, relança o álbum “Jet-Samba”, de Marcos Valle, pela primeira vez em LP. O disco, que completa 20 anos em 2025, volta em uma edição especial em vinil 180g, remasterizado das fitas originais por Carlos Freitas e cortado em DMM pela Rocinante. Esta versão, que também marca o início das comemorações pelos 30 anos da Dubas, inclui um texto exclusivo de Ronaldo Bastos e o depoimento original de Valle, homenageando um dos momentos mais marcantes da carreira do artista.

Um dos principais nomes da segunda geração da bossa nova, Valle iniciou sua carreira em 1961, ao lado de Edu Lobo e Dori Caymmi. Ao longo de sua trajetória, transgrediu os limites da bossa nova e do samba, incorporando elementos do soul, funk, jazz e música eletrônica, o que o tornou um sucesso tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, Japão e na Europa.

“Jet-Samba” marcou o retorno de Valle ao Brasil após uma série de álbuns gravados no exterior. O instrumental moderno, sem o uso de programações eletrônicas, apresentou uma nova banda que definiria seu som até os dias de hoje. O disco foi o primeiro lançado por um selo brasileiro após 19 anos, e o primeiro totalmente instrumental em 38 anos, com Valle comandando toda a produção e os arranjos.

Com a brilhante engenharia de som de Duda Mello, direção artística de Ronaldo Bastos e Leo Pereda e repertório que mistura novos clássicos e joias do passado do artista, como “Selva de Pedra” e “Adams Hotel”, rearranjadas com maestria por esse que é um dos compositores e músicos mais inovadores que a música brasileira já produziu, “Jet-Samba” é Marcos Valle em estado puro.

Além de ter sido eleito o melhor álbum instrumental no Prêmio da Música Brasileira de 2006, “Jet-Samba” foi escolhido como um dos 10 melhores lançamentos de 2005 pelo Segundo Caderno do jornal O Globo e também indicado ao Grammy Latino de 2006 na categoria de Melhor Álbum de Engenharia de Gravação.

Esta edição especial Rocinante Três Selos/Dubas é em vinil preto 180g, capa simples e inclui envelope impresso com texto exclusivo de Ronaldo Bastos. O vinil estará disponível exclusivamente para compra no site da Rocinante Três Selos (https://rocinantetresselos.com).

Tracklist

Lado A
1. Selva de Pedra
2. Jet-Samba
3. Campina Grande
4. Adams Hotel
5. Brasil / México
6. Previsão do Tempo
Lado B
1. Bar Inglês
2. Vem
3. Garra
4. Posto 9
5. Esperando o Messias
6. La Petite Valse