segunda-feira, maio 27 Notícias do Brasil e do Mundo, 24h por dia

Grupo Tápias apresenta no Festival Dança em Trânsito/Palco Carioca Carlos Laerte a Prática de Remontagem e Transmissão de Repertório

Adaptação dos espetáculos “Espaço Ocupado”, “Sobre Clássicos” e “Dobras”
Dias 5, 11 e 12 de maio, às 19h
(foto: Fernando Ferreira ) – Espetáculo Espaço Ocupado
A partir das aulas de manutenção para profissionais que aconteceram em março e abril, foi realizada a prática de montagem dirigida pelo Grupo Tápias. Serão apresentados no palco da Sala Maria Thereza Tápias extratos adaptados dos espetáculos “Espaço Ocupado”, “Sobre Clássicos” e “Dobras”, todos do Grupo Tápias.
“Espaço Ocupado” é um duo contemporâneo (criado na década de 90 por Giselle Tápias). Dois corpos em cena, nada mais, se propõem a ocupar vazios, preencher os espaços ocos uns dos outros com suas certezas e incertezas, forças e fraquezas, meandros e sutilezas.
Já “Sobre Clássicos” é um estudo de composição coreográfica sobre o Bolero de Maurice Ravel, reconhecida composição musical de 1928 largamente utilizada em cena nas últimas décadas. Propõe um olhar sobre repetição e diferença.
E, finalizando, “Dobras”, espetáculo do repertório do Grupo Tápias criado em 2017, na França, traz à luz os desdobramentos de corpos com diferentes singularidades. A partir da tradição milenar do origami e as dobras que o papel possibilita, é transposta a linguagem coreográfica, observando os vincos que os corpos contemporâneos são capazes de realizar.
“Algumas obras de repertório da companhia são atemporais. Acreditamos que a formação em dança deva passar também pela história e pela experiência do que já foi feito”, comenta Flávia Tápias. 

Equipe
Direção geral e artística: Flávia Tápias
Coreografias: Giselle Tápias e Flávia Tápias
Remontagem: Flávia Tápias
Ensaiadora: Larissa Ramalho
Desenho de luz: Erick Santos
Contra- regra: Bruno Andrade 

Elenco:
Gab Ribeiro Giovanna Rossi Janaina Ciodario Juliana Gama Larissa Ramalho Letícia Ganime Lia Meirelles Mari Lobo Mari Spinelli Marta Bastos Roberto Silva Thales Ferreira Thiago Pereira

Homenagem a Carlos Laerte O longevo Festival Dança em Trânsito (22 anos) faz homenagem a Carlos Laerte, coreógrafo, bailarino, cineasta, professor e ator falecido em 2023. O projeto Palco Carioca Carlos Laerte faz parte do primeiro circuito do Festival, e até o fim de abril levará grandes nomes da dança carioca para o palco da Sala Maria Thereza Tápias, do Centro Cultural Espaço Tápias. “Carlinhos foi para além de um grande artista, um grande amigo e faz parte tanto da nossa história quanto da história da dança carioca. Artista incansável e ímpar”, diz Flávia Tápias, diretora do Centro Cultural.
Sobre o Centro Cultural Espaço Tápias 
Sala Maria Thereza Tápias 
(foto: Acervo Centro Cultural Espaço Tápias)  O Centro Cultural Espaço Tápias, inaugurado em 30 de abril de 2022, na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, nasce com o propósito de transformar vidas, dar oportunidades e realizar sonhos.  Além da programação artística com espetáculos para todos os públicos, sob a curadoria da Direção do Espaço Tápias, a Sala Maria Thereza Tápias é palco, durante o ano inteiro, das mais diferentes ações ligadas às artes cênicas. O foco principal é o intercâmbio entre culturas, linguagens, expressões e técnicas, em suas diferentes formas de traduzir múltiplas visões de mundo – sem “pré” conceitos, com liberdade para a inovação e oferecendo o máximo de apoio para a criação de novos conceitos. Ou seja, um lugar perfeito para fortalecer e divulgar a dança contemporânea e todas as suas vertentes.
O Espaço Tápias conta com o patrocínio da Brasilcap @brasilcapbr e do Instituto Cultural Vale @institutoculturalvale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Serviço
Dança em Trânsito – Palco Carioca Carlos Laerte
Prática de Remontagem e Transmissão de Repertório – Adaptação dos espetáculos “Espaço Ocupado”, “Sobre Clássicos” e “Dobras” do Grupo Tápias
Datas e horários – Dias 5, 11 e 12 de maio às 19hClassificação etária: Livre
Duração: 50 minutos
Ingressos: R$40,00 (inteira), R$20,00 (meia-entrada) – na bilheteria ou pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/produtor/espacotapias
www.dancaemtransito.com.br
Local: Centro Cultural Espaço Tápias (Sala Maria Thereza Tápias) – Rua Armando Lombardi, 175- Barra da Tijuca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *