quinta-feira, julho 25 Notícias do Brasil e do Mundo, 24h por dia

Fligê 2024 promove mesas literárias e shows de Larissa Luz, Mariene de Castro, Filhos de Jorge e Luna Vitrolira

A Feira Literária de Mucugê 2024, com o tema Memórias e trilhas das Letras Diamantinas, traz uma edição repleta de atividades culturais, contemplando desde projetos estudantis até grandes apresentações musicais e literárias que vão preencher os espaços e territórios literários da cidade de Mucugê e da Vila de Igatu, na Chapada Diamantina da Bahia.

Este ano, um dos pontos altos será a conversa literária com Itamar Vieira Junior, autor de sucesso com obras como “Torto Arado”, e o cantor e compositor Rubel, abordando a interseção entre palavras e música, realizada no dia 25 de julho, às 20h, na Praça dos Garimpeiros.

Além disso, a Fligê 2024 contará com shows de artistas como Larissa Luz, que trará sua energia contagiante ao palco, Mariene de Castro e Roberto Mendes, que prometem encantar o público com o show Maria da Canção, e a performance e show de Luna Vitrolira, com “Aquenda – O amor às vezes é isso”. A programação inclui ainda a apresentação dos Filhos de Jorge, conhecidos por sua mistura de ritmos, e diversas outras atrações que garantirão dias de muita literatura e música.

Confira a programação completa de shows no site da Fligê.

Mesas literárias abordam tema Memórias e Trilhas das Letras Diamantinas

A literatura produzida na Chapada Diamantina e por seus territórios e imaginários é o fio que conduz as conversas e mesas literárias da Fligê 2024. Da prosa à poesia, a feira explora o rico acervo literário da produção baiana e mineira desde obras regionais até reflexões contemporâneas.

Inaugurando as discussões, a primeira Mesa Literária será especial, com a participação de membros da Academia de Letras da Bahia, com o tema “Produção literária das Lavras Diamantinas: imagens e relevos da literatura da Chapada Diamantina” e participação de Décio Cruz, Heloísa Prazeres, Aleilton Fonseca e mediação de Elton Becker, no dia 26 de julho, às 14h.

Dando seguimento ao tema, a Mesa Escritas de Pai Inácio: o rei da Chapada Diamantina, traz os autores Gildeci de Oliveira Leite, Mirandí Oliveira, Jorge Firdauz, Emílio Tapioca, com mediação de Filismina Fernandes Saraiva, para debater o imaginário e as histórias em torno desse personagem que habita a cultura da Chapada Diamantina. A mesa será realizada no dia 28 de Julho, às 9h.

Também compõe a programação dedicada à literatura da Chapada Diamantina, as mesas e conversas “Retomada da Terra e da Palavra – Juvenal Payayá e a literatura de autoria indígena na Chapada Diamantina”; “Literatura e artes plásticas: arquivo literário diamantino e suas formas”, com Marcos Zacariades; “Memória e Trilhas das Letras Diamantinas”, com Delmar Araújo; “Páginas Diamantinas: registros das letras diamantinas”, com Micaela Pires, Cajazeiras Ramos, Delmar Araújo, Mô Moreira e mediação de Emílio Tapioca; além de uma série de lançamento com autores que escrevem sobre a região ou são filhos da terra.

Confira a lista completa dos lançamentos que serão realizados no Casarão Letras Diamantinas e na Tenda Literária.

O tema Memórias e trilhas das Letras Diamantinas está presente em uma programação multilinguagens, que abarca a literatura, mas também as artes visuais, com a expografia “Muagem: Oralituras Diamantinas”, de Adriana Camargo, e a programação do FligêCine.

Em 2024, o FligêCine, com curadoria de Andréia Almeida, traz a Sessão Diamantina especialmente dedicada a filmes que trazem cenários e temáticas da região, como “Brilhos da chapada: Contos dos garimpos de Diamantes”, com presença da diretora Iris Verena; “Cascalho”, de Tuna Espinheira; e Chica, de Andréa Guanaes, com a presença do elenco.

Veja a programação completa do FligêCine no site.

A Feira Literária de Mucugê 2014 possui patrocínio do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Cultura através de emendas parlamentares.

Para acompanhar todas as novidades, acompanhe os perfis da Fligê no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e no nosso site.

Para acessar a Programação Completa da Feira Literária de Mucugê 2024, visite o nosso site.

Fligê 2024 – Feira Literária de Mucugê: Memórias e trilhas das Letras Diamantinas

QUANDO: 24 e 28 de Julho de 2024

ONDE: Mucugê e Vila de Igatu, na Chapada Diamantina da Bahia

Confira a programação completa de shows no site da Fligê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *