sábado, janeiro 10Notícias do Brasil e do Mundo, 24h por dia
Shadow

Exposição ‘Da Beleza ao Caos’ apresenta a 6ª edição da ‘Mostra de Videoarte A Arca da Cidade’, com vídeos, performances e visita guiada, no dia 17 de janeiro

Artes/Videoarte

A exposição DA BELEZA AO CAOS – A CIDADE QUE HABITA EM NÓS apresenta a ‘Mostra de Videoarte A ARCA DA CIDADE’, no casarão do Museu Histórico da Cidade, com uma extensa programação, no próximo dia 17 de janeiro (sábado), a partir das 9h,  que inclui mostra de vídeo, performances e visita guiada com bate papo com o curador e artistas. 

A Mostra de Videoarte A Arca da Cidade chega à sua sexta edição, consolidando-se como um importante espaço de difusão da produção audiovisual contemporânea.

Criada em 2015, a mostra reúne artistas que utilizam o vídeo como linguagem de expressão, apresentando obras documentais, poéticas, soundscapes e fragmentos visuais, em uma experiência sensorial plural.

Nesta edição, o público poderá conferir trabalhos de artistas como Walter Goldfarb, Lia do Rio, Alexandre Murucci, entre muitos outros.

A última sessão, às 12h, apresenta filmes do projeto Arte Sonora com a finalidade de exibir trabalhos de artistas visuais (pintura, fotografia, esculturas e desenhos) com uma trilha sonora criada por um músico convidado. Vídeos de em média 2 minutos são projetados criando um efeito imersivo e diferente de assistir um trabalho de arte. Edição e Curadoria de Luiz Badia.

Programação

9h –  exibição de filmes
13h – Vídeo Performance SONORA c/ André Sheik, Luiz Badia e Osvaldo Carvalho.

André Sheik, Osvaldo Carvalho e Luiz Badia são artistas plásticos que tem um projeto de criar trilhas sonoras ao vivo a partir de imagens de vídeo arte criadas por Badia, que mesclam pintura e filmagens, resultando numa imersão sensorial, usando imagens da natureza em vídeo projetado, no caso, paisagens que são sonorizadas ao vivo pela banda, através de sintetizadores, pianos, guitarras e percussão eletrônica. A proposta para o café do Museu do Parque da Cidade é exibir durante a vernissage da exposição “Da beleza ao Caos, Cidade que Habita em nós”, um ato de arte sonora que vai tocar no sensorial do espectador, com duração de  25 minutos.

Link https://www.youtube.com/watch?v=dgH92NQULE0&t=1231slll13h30 – Site Specific + Performance LIA DO RIO

Lia do Rio, artista fundamental da arte contemporânea brasileira,  articula pintura, escultura, instalação e intervenção, a partir de uma profunda reflexão sobre o tempo, a natureza e a memória. Sua trajetória destaca-se pelo uso poético de materiais descartados e pela relação direta da obra com o espaço, ampliando a escala e o sentido da experiência artística.

Além da produção artística, tem papel central na formação e no pensamento crítico da arte, atuando como Professora da Escola de Artes Visuais, uma das mais importantes formadoras de artistas da América Latina, é também curadora e idealizadora de projetos inovadores.

14h – Performance com a participação do público na instalação “Afetos da Cidade” de Maria Eugênia Baptista

Artista visual, sua obra transita entre escultura, instalação, pintura, desenho e objeto, articulando memórias, natureza e experiências individuais e coletivas.

Com trajetória marcada por prêmios, residências artísticas e projetos colaborativos, destaca-se pelo uso da argila como linguagem de encontro, afeto e registros.
Atua desde 2006 em exposições no Brasil e no exterior e mantém seu ateliê na Fábrica Bhering, importante polo cultural do Rio de Janeiro.

14h30 – Visita Guiada com Curador e Artistas

O curador e os artistas da exposição coletiva ‘DA BELEZA AO CAOS – a cidade que habita em nós,  convidam para uma conversa e visita guiada, fechando o dia de evento.

Participam da mostra, que tem Lia do Rio como homenageada, os seguintes artistas: Andréa Facchini, Anita Fiszon, Benjamin Rothstein, Bruno Castaing, Fátima Vollú, Gloria Seddon, Helena Trindade, Heloisa Alvim, Jabim Nunes, Kacá Versiani, Laura Bonfá Burnier, Leila Bokel, Luís Teixeira, Luiz Badia, Luiz Bhering, Marcela Wirá, Maria Eugênia Baptista, Marilou Winograd, Mario Camargo, Marcelo Rezende, Osvaldo Carvalho, Osvaldo Gaia, Petrillo, Roberto Tavares, Rodrigo Viana, Rose Aguiar, Regina Hornung, Sanagê, Sandra Gonçalves, Sandra Passos, Sonia Guaraldi, Stella Mariz e Vania Pena C

SERVIÇOExposição:

Da beleza ao caos — a cidade que habita em nós

Artistas: coletiva

Artista homenageada: Lia do Rio

Curadoria: Osvaldo Carvalho
Visitação: até 08 de fevereiro, de

 terça a domingo – das 9h às 16h
Local: Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro – MHC RIO
Estrada Santa Marinha, s/nº — Gávea, Rio de Janeiro – RJ
2º e 3º andar do pavilhão de exposições
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Entrada franca
Censura livre

Estacionamento liberado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *