sexta-feira, janeiro 17 Notícias do Brasil e do Mundo, 24h por dia

Dexter lança podcast “Direito de Sonhar”, uma série sobre dar voz a quem não tem voz e o poder da transformação

O projeto reúne sete episódios que serão lançados semanalmente, a partir da estreia no dia 13 de novembro

Voz ativa na luta pela justiça social, o rapper, ator e compositor Dexter apresenta uma nova ferramenta de manifestação para além da música, amplificando diálogos por meio de seu primeiro podcast: “Direito de Sonhar”. Os mais de 30 anos de trajetória do artista paulistano culminam, agora, em uma série de debates que busca dar voz àqueles que são silenciados pelo sistema, enaltecendo o poder de transformação a partir do diálogo e da informação. Por meio de sete episódios, que serão apresentados um por semana, Dexter recebe convidados que atravessam sua história e a proposta do projeto, para tornar mais abrangente as conversas e reflexões sobre a realidade de quem é impactado pelas falhas do sistema punitivo da sociedade atual. O projeto é delineado também pelo viés dos sentimentos universais que rodeiam a todos, como amizade, saudade, justiça, esperança, ódio, liberdade e transformação. Um lançamento original Pod360, “Direito de Sonhar” estreia nas plataformas de streaming (também em vídeo), no dia 13 de novembro. Confira aqui.

Logo no primeiro episódio, intitulado “Amizade”, Dexter recebe dois amigos e aliados fundamentais em sua trajetória: os juízes Jayme Garcia dos Santos Júnior e Iberê de Castro Dias. O primeiro foi responsável por apoiar o talento musical de Dexter, autorizando saídas do cárcere para que o rapper pudesse se apresentar; enquanto Iberê é parceiro na criação do premiado projeto “Trampo Justo”, uma iniciativa que visa promover autonomia para adolescentes em situação de vulnerabilidade. Juntos, eles compartilham histórias de resistência, renovação e revivem memórias através da carta de uma amiga que inspirou a famosa música de Dexter, “Saudades Mil”.

“Quis criar um espaço onde histórias de luta e superação possam ser ouvidas e respeitadas. É uma oportunidade de amplificar vozes que, muitas vezes, são ignoradas e até silenciadas, e mostrar que o poder da transformação começa com o direito de sonhar e acreditar em um futuro diferente. Esse projeto é sobre resistência, empoderamento e a chance de reescrever nossas próprias narrativas”, afirma Dexter. A nova plataforma foi pensada também para unir realismo, expondo os bastidores de um sistema falho como o carcerário, mas por um viés empático, levando o ouvinte a refletir sobre questões que vão além. 

Ao longo dos sete episódios, Dexter compartilha sua própria jornada enquanto dialoga com amigos e colaboradores que, de diferentes formas, têm trabalhado para criar um sistema mais justo e humano. A série reafirma a crença do rapper no poder do autoconhecimento e da transformação pessoal, temas que também permeiam sua trajetória musical. Semanalmente, “Direito de Sonhar” apresenta um novo episódio. Na estreia do projeto, marcada para o dia 13 de novembro, o público poderá conferir um reencontro emocionante entre Dexter e dois homens que, no papel de juízes, apostaram na sua ressocialização e no seu talento para transformar vidas.

FICHA TÉCNICA 

Apresentação: Dexter

Criado por: Debora Gobitta , Marina Lima e POD360

Pesquisa, Roteiro e Direção: Debora Gobitta e Marina Lima

Direção de Conteúdo: Felipe Lobao

Direção Executiva: Marcos Chehab e Tiago Bianco

Produção: Karina Chimenti e Jessica Martins

Captação de Vídeo: Daniel Santana, Daniel Cardoso e Bruno Prado

Áudio: Billy Comodoro

Edição de Vídeo: Xuxu Kamei

Arte Cenário: Caligrapixo

Arte: Lucas Plaisant, Agência Flox

Foto Capa: Rafa Leforte