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SPFW N57 SINTONIA

foto Equipe Guia JeansWear
foto Equipe Guia JeansWear

Moda é mudança e resiliência. Um processo que exige experimentação, transformação e adaptação. Muito mais que uma indústria é um negócio, a moda é um fenômeno cultural e social. Uma experiência que vai além da roupa, dialogando com tudo a sua volta, cheia de significados traduzidos em palavras, gestos e imagens que falam de seu tempo, recriam o passado e projetam o futuro.

O SPFW N57 reafirma sua crença nesse processo criativo, resultado do trabalho e esforço de todos que acreditam que é possível transformar e produzir novas realidades. Um movimento que atravessa e transborda a própria moda, pluralizando suas conexões e expressões. É nessa sintonia que se constrói o futuro, alinhados com as demandas do novo século.

“Estamos em um momento que pede essa sintonia, que precisa se traduzir em gestos e ações concretas para repensar o mundo”, afirma Paulo Borges, diretor criativo e fundador do SPFW. “Com posições e gestos claros, reforçamos nossas crenças e laços com todos que compartilham da reinvenção em torno de um futuro em formação”, completa Paulo Borges.

Com 27 desfiles, o SPFW N57 celebra, de 09 a 14 de abril, a sintonia com um processo criativo contínuo de transformação. As marcas Aluf, Amapô, André Lima, Gloria Coelho e Lilly Sarti retornam à semana de moda, e duas estreiam: a cearense Catarina Mina e a paranaense Reptilia.

A abertura acontece no JK Iguatemi, na noite de 09 de abril, com o desfile da Aluf e a participação da Orquestra Sinfônica Heliópolis, com a regência do maestro Edilson Ventureli, que apresentará um repertório com obras de Heitor Villa-Lobos, Antonin Dvorak e Alexander Alyabyev. A orquestra é a primeira em seu gênero no mundo criada em uma favela. Reconhecida mundialmente, ela integra o Instituto Baccarelli, que atende anualmente 1.400 alunos em Heliópolis. Seu patrono é o maestro Zubin Mehta.

No desfile, os músicos da orquestra vestirão roupas desenhadas pela estilista Ana Luiza Fernandes e feitas com algodão oriundo de agricultura renovável desenvolvido pela Vicunha.

No dia 14 de abril, Gloria Coelho abre o domingo na Galeria Nara Roesler, com desfile que celebra seus 50 anos de marca. No final da tarde, João Pimenta fará sua apresentação na cobertura do histórico Edifício Martinelli, no centro de São Paulo, dentro das celebrações pelo centenário do prédio, primeiro arranha-céu construído na capital paulista.

E, no início da noite, a Amapô Jeans comemora 20 anos com desfile na Love Cabaret, também no centro da cidade, outro local cheio de história. Ali funcionou por décadas a Love Story, uma das mais emblemáticas casas noturnas da capital.

Em 2022, o INMODE lançou o programa Cria Costura de aceleração e qualificação criativa em bairros da periferia de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho. O programa, que tem o apoio do SPFW, foi pensado para estimular o potencial criativo que muitas vezes não encontra oportunidades reais para se manifestar.

Em sua 5a edição, o Cria Costura leva à passarela do SPFW as criações de 32 participantes do programa. O desfile acontece no dia 10 de abril, no espaço JK Iguatemi.

“Buscamos ampliar o território da costura para que os participantes possam desenvolver e aprimorar seus próprios projetos, compreender o fazer criativo em todas as etapas e agregar valor ao trabalho”, explica Graça Cabral, fundadora e conselheira do INMODE. “E ao mesmo tempo reforçar a qualificação técnica a partir do uso mais consciente dos recursos disponíveis com a metodologia de resíduo zero. Com isso, todos ganham.”

Esta edição tem o patrocínio master de Mercado Livre, C6 Bank, Eudora, Truss Professional e Iguatemi. Patrocínio GWM, Ypê e Sou de Algodão. Parceria institucional da Prefeitura de São Paulo. Apoio educacional do Senac e apoio de HunterDouglas, Revo e OH A ÁGUA.

Realização IMM e INMODE.

N57 – De 09 a 14 de Abril de 2024

Dia 09 de Abril

20h00 – Aluf – Jk Iguatemi

Dia 10 de Abril

12h30 – Lilly Sarti – Jk Iguatemi

17h00 – Lino Villaventura – Jk Iguatemi

19h00 – Cria Costura – Jk Iguatemi

21h00 – Reptilia – Jk Iguatemi

Dia 11 de Abril

10h30 – Patrícia Vieira – Iguatemi São Paulo

12h30 – Fauve – Iguatemi São Paulo

14h00 – Renata Buzzo – Iguatemi São Paulo

15:30 – AZ Marias – Externo

17h00 – Marina Bitu – Jk Iguatemi

19h00 – Silvério – Jk Iguatemi

21h00 – LED – Jk Iguatemi

Dia 12 de Abril

10h30 – Weider Silveiro – Iguatemi São Paulo

12h30 – Rafael Caetano – Iguatemi São Paulo

14h30 – Catarina Mina – Iguatemi São Paulo

17h00 – Thear – Jk Iguatemi

19h00 – Walério Araújo – Jk Iguatemi

21h00 – Martins – Jk Iguatemi

Dia 13 de Abril

10h30 – Gefferson Vila Nova – Iguatemi São Paulo

12h30 – Igor Dadona – Iguatemi São Paulo

14h30 – Maurício Duarte – Iguatemi São Paulo

17h00 – Dendezeiro – Jk Iguatemi

19h00 – Forca Studio – Jk Iguatemi

21h00 – André Lima – Jk Iguatemi

Dia 14 de Abril

10h30 – Gloria Coelho – Externo

16h30 – João Pimenta – Externo

18h30 – Amapô Jeans – Externo

Sobre o SPFW: Com 29 anos SPFW é um dos mais completos exemplos de como a economia criativa pode ser usada como estratégia de desenvolvimento para a cidade e o país. O evento cumpre um papel articulador e provocador, transcendendo o mundo da moda e estabelecendo-se como ponto de convergência de diversas redes criativas. Com investimentos que superam 1 bilhão de reais, o SPFW já recebeu mais de 3 milhões de pessoas e a transmissão de seus conteúdos pela TV e Internet alcançou mais de 1 bilhão de pessoas em cerca de 100 países. Mais que evento e mais que moda, o São Paulo Fashion Week é uma experiência relevante, estimulante, inspiradora e transformadora para todos os que se conectam à plataforma.

Sobre a IMM: No mercado há mais de 10 anos, a IMM, que atua nas áreas de Mídia, Esporte e Entretenimento, é referência em entretenimento ao vivo para o público e marcas, e seu portfólio é seu maior diferencial. Vai do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul, aos musicais da Broadway de primeira classe, passando pelo Cirque du Soleil, pelo maior festival de restaurantes do mundo, o Taste Festivals, pelo GO CUP, o maior torneio de futebol infantil do mundo e pelos consagrados São Paulo Fashion Week e São Paulo Oktoberfest.

Sobre o INMODE: Criado em 2004, o INMODE (Instituto Nacional de Moda, Design e Economia Criativa) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem como missão trabalhar, no mercado interno e externo, pelo reconhecimento e visibilidade da moda e do design brasileiros como segmentos de valor agregado. Desde sua fundação, o INMODE trabalha para integrar esforços públicos e privados em torno de um planejamento sustentável de médio e longo prazos para a moda e o design brasileiros, gerando desenvolvimento através da Economia Criativa. Desde a sua criação, o INMODE já promoveu 9 rodadas de Encontros de Economia Criativa, diversos eventos internacionais, mais de 60 exposições, instalações, festivais de cultura, livros, documentários e outros.

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