sexta-feira, fevereiro 28 Notícias do Brasil e do Mundo, 24h por dia

A Cunhã, Isabelle Nogueira, será destaque no carnaval da Acadêmicos do Tucuruvi em Busca pelo Manto Tupinambá

A escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi, do grupo especial do Carnaval Paulistano, tem a honra de levar para o Sambódromo do Anhembi o enredo “Assojaba – A busca pelo manto”. O tema está sendo desenvolvido pela dupla de carnavalescos Dione Leite e Nicolas Gonçalves, com pesquisa do enredista Vinicius Natal.

O “Zaca” como é conhecido carinhosamente a agremiação da Zona Norte de São Paulo, sonha com a busca de todos os demais mantos Tupinambá, que tem um valor artístico e simbólico para a memória indígena no Brasil e também a luta pelo retorno ao seu local de origem.

Depois de mais de 300 anos exposto no Museu da Dinamarca, um dos Mantos Tupinambá retornou ao Brasil no início do segundo semestre do ano passado, e se encontra atualmente na biblioteca do Museu Nacional, no Rio de Janeiro. O objeto raro e sagrado do povo Tupinambá foi levado à Europa em 1644 e lá permaneceu até julho de 2024, quando foi repatriado. O manto é uma peça com cerca de 1,20 metro de altura, por 80 centímetros de largura.

“Estamos extremamente felizes com a notícia de que após mais de 300 anos, o manto Tupinambá do século 17, o qual estava na Dinamarca, retornou ao Brasil, isso só prova que estamos no caminho certo. Temos um grande enredo e vamos continuar lutando para que os demais também possam retornar para o seu País de origem de onde nunca deveriam ter saído”, revela Rodrigo Delduque, Vice-Presidente da Tucuruvi, que ainda complementa: “Temos a certeza que com a nossa homenagem no desfile do carnaval deste ano, estamos ajudando muito com esta luta enorme que o povo Tupinambá tem enfrentando há anos, e juntos vamos em busca do manto!”

Inclusive nosso vice-presidente Rodrigo Delduque esteve pessoalmente em Brasília para apresentar com muito orgulho o projeto do carnaval 2025 ao Ministério dos Povos Indígenas (MPI). A visita contou com a recepção calorosa dos assessores da ministra Sônia Guajajara e dos ilustres deputados Delegado da Cunha e Célia Xakriabá, os quais foram convidados para estarem participando do desfile na passarela do Anhembi.

Em nosso desfile teremos a participação e a presença de muitos representantes dos povos originários que estão vindo de diversos estados do Brasil para participarem do desfile onde a escola será a 5ª agremiação a desfilar no sábado de carnaval, dia 1º de março de 2025, pelo Grupo Especial do carnaval de São Paulo.

O samba de enredo que embalará o desfile é de autoria dos compositores Macaco Branco, Prof. Carlos Bebeto, Djalma Santos, Chiquinho Gomes, Dr. Marcelo, Denis Moraes e Marcelo Faria, sendo a equipe de compositores bicampeões, haja visto que esta mesma equipe venceu a disputa do samba de enredo do carnaval de 2024.

Entre os convidados, temos a honra de anunciar a presença da Isabelle Nogueira, dançarina e influenciadora digital, que entre 2015 até 2017 atuou como Rainha do Folclore, e desde 2018 é a cunhã-poranga do Boi Garantido no Festival Folclórico de Parintins. Isabelle ganhou bastante notoriedade ao ser uma das finalistas do BBB 24, onde levou o terceiro lugar do pódio.

Na tarde desta quinta-feira (27), a diretoria da Acadêmicos do Tucuruvi tem a honra de anunciar a Cunhã, como uma das grandes destaques durante o desfile da agremiação.

“Estou muito feliz e grata pelo convite da Acadêmicos do Tucuruvi! Ser parte dessa escola de samba, tão rica em história e cultura, é incrível demais. A energia de São Paulo no Carnaval é contagiante, e poder dividir esse momento com tanta gente talentosa será uma honra.

Já estou ansiosa para viver essa experiência única e levar todo o meu amor pelo samba para a avenida! Desfilar no Rio e em São Paulo é um sonho realizado, duas cidades com um Carnaval tão grandioso e cheio de emoção. Sinto-me abençoada em poder fazer parte dessas duas festas inesquecíveis, que celebram a alegria, a diversidade e a força do nosso povo”, declara Isabelle.

Em sua rede social Isabelle compartilhou com seus seguidores que está muito grata e feliz pelo convite para ser destaque da agremiação, e fez questão em aceitar devido o enredo possuir um tema extremamente necessário, lindo e forte, onde falará do manto e do Povo Tupinambá. Inclusive na manhã desta quinta-feira, Isa já participou inclusive de uma reunião online com a liderança Jennyffer Tupinambá e a Naiá Tupinambá para trocar informações e conhecimentos necessários. “Eu acredito que vai ser a forma mais linda como eu enxergo no carnaval. Vai ser uma aula de história. Sou apaixonada por cultura, e por toda manifestação cultural, principalmente quando ela ensina”, destacou a Cunhã.

Crédito da Foto: Mauro Jorge / Renato Cipriano – Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *