sábado, dezembro 6Notícias do Brasil e do Mundo, 24h por dia
Shadow

‘Villes et Cores”, nova exposição de Jérôme Poignard, traz paisagens urbanas ao redor do mundo, no Espaço Cultural Correios Niterói RJ

Artes

Jérôme Poignard apresenta a exposição “Villes et Cores”, no Espaço Cultural Correios Niterói, RJ,  em celebração ao Ano da França no Brasil,  reunindo  28 aquarelas e 4 telas em acrílico inéditas, além de um mural especial criado em colaboração com Bragga, pioneiro do graffiti carioca. A curadoria é de Sady Bianchin, artista, acadêmico e secretário de Cultura de Maricá.

Nesta série, Poignard transforma luz e cor em paisagens urbanas ao redor do mundo –  Rio, Paris e outras cidades, que surgem como memórias fluidas e vibrantes. O mural de Bragga amplia esse diálogo ao incorporar fragmentos pixelados e padrões geométricos inspirados na estética urbana contemporânea.

“Villes et Cores” reafirma a união entre o design e a pintura na obra de Poignard, marcada pela precisão técnica, originalidade e pela exploração sensível da luz. O projeto reforça a conexão cultural entre Brasil e França através da arte.Sobre Jérôme Poignard
Jérôme Poignard é artista plástico e designer gráfico francês, natural de Fontainebleau, que estabeleceu residência no Rio de Janeiro, onde fundou a Pointillé — agência especializada em branding, design estratégico e comunicação.  Paralelamente à atuação no design, Jérôme é também o criador de diversas obras reunidas em exposições como Luzes, Rio e Cidades Líquidas. Suas pinturas se destacam pela inspiração, pelas cores vibrantes e pela luminosidade. Radicado no Rio de Janeiro, o artista possui trajetória internacional e já expôs em espaços como Galeria MonsartStage (Roma), BB Artes (Cassino Atlântico), Centro Cultural Correios RJ, Hotel Santa Teresa MGallery e Galeria Gilson Martins. 

Sobre Bragga
Bragga é um pioneiro do grafite carioca e iniciou sua jornada artística pelas ruas do Rio de Janeiro em 1998. Em busca de uma linguagem autoral única e da integração harmoniosa entre seu trabalho no grafite, design e motion design, o artista vem desenvolvendo recentemente uma série abstrata que se inspira na música, na improvisação e no ritmo. Fragmentos pixelados e padrões geométricos que emergem da paisagem urbana contemporânea, traduzidos em movimento e pulsação visual através de explosões cromáticas digitais. Suas composições capturam a energia pulsante da metrópole carioca, onde elementos gráficos se fragmentam e se reconstroem em camadas sobrepostas de cor e luz, criando uma sintaxe visual que dialoga entre o analógico das ruas e o digital das telas. “Instantes infinitos”.

Sobre Sady Bianchin
Sady Bianchin (curador) é um artista e acadêmico multifacetado radicado no Rio de Janeiro. É poeta, ator, diretor teatral, jornalista, cineasta, sociólogo e professor universitário. Natural de Amambai, Mato Grosso do Sul, é doutor em Teatro e Sociedade pela Università di Roma (La Sapienza) e mestre em Ciências da Arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Trabalhou em teatro com diretores renomados, publicou seis livros de poesia e participou de 28 antologias com poemas publicados em oito países. Atualmente, coordena o Núcleo Artístico Cultural da Universidade Hélio Alonso (NAC/UNI FACHA) e leciona no programa de pós-graduação em Pedagogia Social da UFF. Exerce o cargo de Secretário de Cultura e Utopias em Maricá, Rio de Janeiro. Sady Bianchin criou diversos projetos de poesia no Rio de Janeiro, como Rio de Versos, Barca das Dez, Ponte de Versos e Fórum Poesia, e lidera o grupo multiarte Mymba Kuera. A sua obra poética tem centralidade na expressão direta da consciência do povo com foco no cotidiano e forte dimensão cultural.  

ServiçoExposição: 

 “Villes et Cores”

Artista: Jérôme Poignard

Artista convidado: Bragga (grafite)

Curadoria: Sady Bianchin

Local: Espaço Cultural Correios Niterói RJ

Av. Visconde do Rio Branco, 481, Centro, Niterói, RJ

Abertura: 20/12/2025 (das 14h às 18h) 

Visitação: de  20/12/2025 a 31/01/2026 Dias e horários: de segunda a sexta, das 11h às 18h e sábado das 13h às 18h
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

Censura livre
Gratuito.
Acessibilidade
Como chegar: ônibus, barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); uber ou táxi.

A exposição tem como público-alvo empresários, profissionais liberais, colecionadores, professores, estudantes e público em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *