
Está no prelo da editora Minimalismos o livro “A Fome de Tudo”, do jornalista e escritor José Messias Xavier. A obra, terceira do autor, mas a primeira em poesia, pode ser antecipada pelo site www.editoraminimalismos.com e tem lançamento previsto para março de 2026.
Com 106 páginas, “A Fome de Tudo” reúne 35 poemas, escritos entre 2017 e 2024, que compõem um mosaico das experiências do autor em cidades do Brasil e do exterior. Traz uma abordagem reflexiva sobre o cotidiano das pessoas, a miséria, os conflitos sociais e políticos, a religiosidade, os amores, a vida, a morte, a sexualidade e a subjetividade nas relações interpessoais. Usa, para isso, uma simbologia que dialoga com outras expressões artísticas e escolas literárias do século XX.
Na obra, há elementos das culturas popular e erudita, com especial apreço à individualidade, à memória e à pluralidade. Nos versos, incorpora técnicas do expressionismo, do Simbolismo e do Surrealismo para compor uma estética híbrida e, por ela, traduzir a vivência humana e questionar as narrativas “totalizantes” e “totalitárias”, que reapareceram em um cenário tecnológico favorável à sua expansão.
Por: Clilton Paz.
Fonte: Alexandre Aquino.
Capa do livro.
