
A TAG Art Gallery SP anuncia a Residência Artística TAG 2025
A TAG Art Gallery SP (@tagartgallerysp) anunciou oficialmente a abertura da Residência Artística TAG 2025, que acontece entre 10 de outubro e 5 de novembro. Esta edição, como iniciativa, recebe quatro artistas internacionais e latino-americanos: Rosi Saldaña, Eduardo Falcón, Andrea Farías e Sandra de León.
Reunindo diferentes trajetórias e linguagens, os residentes exploram conceitos de estrutura, ritmo e transformação, investigando como a matéria e o movimento podem reimaginar formas de conexão com o mundo contemporâneo. A proposta da residência é promover o intercâmbio, a pesquisa e o diálogo, além de aproximar o público do processo criativo.
A residência foi criada para artistas que buscam ultrapassar limites, experimentar novas técnicas e estratégias para redefinir sua prática criativa e que desejam experimentar, colaborar e expor na TAG Art Gallery São Paulo, Brasil.

Mentor e Curador – Rubén Torrego
Artista visual, mentor, curador, gestor de arte, escritor, ator, diretor de teatro e TV.
Torrego brinca com um instinto colorido atemporal, que ressurge repetidamente em sua forma e expressão. Um artista pleno que respira a linguagem da arte e da comunicação.
Artista global, itinerante e formador de opinião, seu trabalho contemporâneo destaca sua técnica, bem como seu estilo espontâneo que imita sua personalidade versátil e honesta.
Sua voz, uma ponte de comunicação entre marca e público. Sua imagem, uma conexão direta entre ideia, conceito, produto e consumidor. Sua arte, um reflexo da expressão consciente de um espírito incansável.
ARTISTAS EM RESIDÊNCIA
Andrea Farias
Sua prática artística emerge de uma vida de contrastes: o científico e o sensorial, o orgânico e o inorgânico, o minúsculo e o expansivo. Por meio do que ela chama de “tradução de cores”, ela captura a energia intangível de emoções, lugares e momentos, transformando-os em composições abstratas que se situam entre o orgânico e o poético. Suas peças, criadas em aquarela e enriquecidas com bordados e intervenções, evocam formas orgânicas, como se o papel fosse um campo onde as emoções crescem, se multiplicam e se transformam. O fio atua como uma extremidade, conectando o científico com o artesanal, o efêmero com o permanente.
Eduardo Falcón
Seu trabalho reside na intersecção do espiritual e do material. Ele trabalha com arquivos vivos, gestos rituais e materiais conflitantes, como flores e metal, osso e ouro, espelho e cortiça.
Suas peças não pedem permissão…elas existem para deixar uma marca. Assim, aos vinte anos, ela desenvolveu sua própria voz e é movida pelo frenesi de mostrar ao mundo o que deseja comunicar. Suas obras são frequentemente declarações políticas, nascidas da raiva e da paixão por justiça e mudança.
Rosi Saldaña
Atualmente focada na produção de instalações e peças que produzem um alto impacto reflexivo no espectador: transição constante, decisões extremas, aceitação e desapego são alguns dos conceitos que ela desenvolve ao criar composições com elementos onde o indivíduo e a natureza servem como eixo norteador, convidando o espectador à introspecção.
Seus trabalhos recentes denotam momentos fugazes que geram consciência ao nos incluir como parte de suas peças; uma reflexão, um objeto ou uma palavra desencadeia a reflexão, tanto pessoal quanto coletiva, levando a ações e decisões.
Sandra De León
A artista, nascida em Monterrey, México, morou em São Paulo, Brasil, e atualmente reside em Toronto, Canadá. Seu trabalho se concentra na exploração do silenciado emocionalmente. Guiada por sua afirmação “Expresse o inexpresso”, sua prática aborda experiências internas que muitas vezes permanecem invisíveis, como traumas, negligência emocional e migração. Ela trabalha principalmente com tinta acrílica, desenvolvendo uma linguagem visual abstrata que combina cor, textura e gesto como veículo para a expressão emocional. Cada obra se torna um espaço de reflexão para o espectador, convidando-o a se reconectar com seu mundo interior e explorar o que nem sempre pode ser expresso em palavras.
Seu trabalho reflete uma sensibilidade moldada pela migração e por experiências de vida que atravessam diferentes culturas, construindo pontes entre o pessoal e o universal.
A programação inclui encontros abertos, sessões de debate, visitas guiadas aos ateliês e a inauguração da exposição coletiva “Diálogos Visuais”, que reunirá o trabalho realizado ao longo da residência.
Programação:
- Além do Estúdio: Mecânica, logística e mentoria – uma vida criativa, com Ruben Torrego – 25 de outubro (sábado), das 16h às 17h.
- Primeiro Painel de Artistas – 25 de outubro (sábado), das 17h às 18h
- Abertura da Exposição “Diálogos Visuais” – 25 de outubro (sábado), das 16h às 21h
- Abertura da Exposição Individual – 01 de novembro (sábado), das 16h às 20h
Rosi Saldaña “Eu já não sou a mesma”
Andrea Farias “ Um processo de expanção”
- Celebração do Dia de los Muertos – 2 de novembro (domingo), 15h às 18h
- Último Painel de Artistas, com Rosi Saldaña e Andrea Farías – 5 de novembro (quarta-feira), 15h às 17h
Ao oferecer uma programação diversificada, a TAG Galeria de Arte reafirma seu compromisso com o incentivo à produção artística contemporânea e o estímulo ao intercâmbio entre artistas, curadores, críticos e público.
Serviço:
Residência Artística TAG 2025
Local: TAG Galeria de Arte SP (@tagartgallerysp)
Período: 10 de outubro a 5 de novembro de 2025
Programação completa: disponível nas plataformas digitais da TAG Galeria
