terça-feira, abril 22 Notícias do Brasil e do Mundo, 24h por dia

Roberto Rutigliano e músicos de peso viajam pelo Latin Jazz no Blue Note Rio, em Copacabana

“Rutigliano Latin Jazz” se apresenta no dia 24 de abril, quinta-feira, às 22h30

O argentino Roberto Rutigliano mantém um diálogo orgânico com a sonoridade latino-americana, especialmente sua fusão com o jazz, explorada desde o final dos anos 80 no Brasil. Essa estética esteve presente nos discos do grupo Xekerê, no Rio Latin Jazz e em seus trabalhos autorais. Toda essa potência musical será apresentada no Blue Note Rio, em Copacabana, no dia 24 de abril, quinta-feira, às 22h30.

Rutigliano dividirá o palco com Vanessa Rodrigues (piano), Adrian Barbet (baixo), Zé Maria (sax), Joe Pepe (trompete), Didac Tiago e Cesinha (percussão). No repertório, clássicos como “Mambo Inn”, “Bésame Mucho” e uma fusão com composições originalmente tocadas como tango, entre elas “El Día Que Me Quieras”, de Carlos Gardel, e uma versão especial de “Vida Mía”, de Osvaldo Fresedo, que dá título ao seu último álbum.

Latin Jazz

O Latin Jazz como gênero surgiu nos EUA nos anos 1940, quando músicos como Dizzy Gillespie incorporaram instrumentistas e arranjadores como Chano Pozo e Mario Bauzá em seus projetos. Na década de 70, nomes como Mongo Santamaría e Eddie Palmieri retomaram essa linhagem em Nova York, dentro do movimento da salsa. Paralelamente, em Cuba, Emiliano Salvador e, posteriormente, Chucho Valdés lançaram discos que mesclavam o som afro-cubano com o jazz, em projetos como o do grupo Irakere.

Serviço:

Endereço: Avenida Atlântica, 1910, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ

Dia e horário: dia 24 de abril, quinta-feira, às 22h30

Entrada: de R$ 60 a R$ 120, vendas pelo site https://www.eventim.com.br/artist/blue-note-rio/rutigliano-latin-jazz-3859945/

Rede social: https://www.instagram.com/bluenoterio/

Produção executiva: Luciana Moisakis

Assessoria de imprensa: Carlos Pinho