sexta-feira, janeiro 17 Notícias do Brasil e do Mundo, 24h por dia

Próteses fixas ajudam a transformar sorrisos em qualquer idade

Segundo a Dra. Karina Alves, a alternativa tem uma série de vantagens em relação às próteses móveis e ajudam a melhorar a autoestima e a funcionalidade na mastigação

Seja em razão de doenças periodontais, cáries não tratadas, traumas ou falta de acesso a cuidados odontológicos, a perda dos dentes é uma condição que afeta boa parte da população brasileira, diminuindo a autoestima e causando problemas à saúde.

Segundo dados do IBGE e do Ministério da Saúde, cerca de 40% dos brasileiros acima de 60 anos são desdentados totais e, em boa parte dos casos, usam dentaduras. Além disso, por volta de 70% dos adultos entre 35 e 44 anos já perderam pelo menos um dente. A condição também afeta jovens, ainda que em menor grau, mas a boa notícia é que existem soluções  para quem sofre com a falta dos dentes. Uma delas são as próteses fixas.

Segundo a Dra. Karina Alves, cirurgiã-dentista com especialização em implantodontia e fundadora da Clínica Ka Odontologia, as próteses fixas, ou dentaduras fixas sobre implantes são uma solução para quem não sabe mais o que fazer com a dentadura frouxa. “Aqui atendemos pessoas de todas as idades, desde idosos até jovens que perderam todos os dentes por conta de trabalharem na lavoura e terem muito contato com substâncias tóxicas, por exemplo. Em todos esses casos, a prótese fixa traz reabilitação, autoestima, uma transformação total para a vida da pessoa”, afirma.

De acordo com a especialista, as próteses fixas podem ser usadas para substituir dentes perdidos ou reparar dentes gravemente danificados. “Ao contrário das próteses removíveis, as próteses são aparafusadas aos implantes dentários  que substituem dentes naturais danificados e não podem ser removidas pelo paciente. Elas garantem um sorriso com uma bela estética”, explica. Também há uma alternativa moderna para quem já perdeu a estrutura óssea, os implantes zigomáticos. “São inovadores porque não requerem que o paciente faça enxerto. Há todo um monitoramento realizado por médicos neste caso”, explica.

Para a Dra. Karina, as vantagens das próteses fixas são muitas, já que com as próteses móveis normalmente há muito desconforto no início do uso, além do fato de poderem se mover durante a fala e a mastigação. “O fato das próteses móveis poderem se desalojar quando o paciente está conversando ou comendo é algo que pode gerar muito constrangimento e até dificuldade para mastigar determinados alimentos. Isso não acontece com a prótese fixa”, conta ela.

A cirurgiã-dentista ressalta que a tecnologia presente no mercado atual traz uma série de vantagens para quem sofre com a falta dos dentes. “Em nosso laboratório,  com o uso de equipamentos de última geração, preparamos cada molde, prótese e tratamento com muita precisão, de forma que o paciente não precisa se preocupar com os resultados. Certamente ele terá o sorriso transformado e a volta da autoestima”, diz ela.

A Dra. Karina também menciona que nos casos em que há apenas a perda de alguns dentes é possível que o paciente realize implantes unitários. “Nestas situações é possível transformar o sorriso de forma simples e sem a necessidade de pensar em uma prótese fixa, que é indicada apenas quando o paciente perdeu quase todos os dentes. Aqui na clínica realizamos ambos os procedimentos avaliando caso a caso”, conta.

Confira as vantagens das próteses fixas apontadas pela Dra. Karina Alves:

  • Proporcionam mais estabilidade e conforto, pois não se movem como as próteses removíveis
  • Têm aparência natural e esteticamente agradável
  • Possibilitam melhora na mastigação e na fala, sem risco do paciente não poder comer determinados alimentos
  • Se forem bem cuidadas, têm maior durabilidade

A fundadora da Clínica Ka Odontologia lembra que a substituição de dentes perdidos é muito importante para evitar problemas como o deslocamento dos dentes restantes, perda óssea e alterações na mordida. “Além disso, as pessoas não precisam permanecer sofrendo com a falta de dentes porque existem soluções modernas e eficazes para restaurar a função e a estética dental. As próteses fixas são uma delas”, finaliza.

Sobre a Dra. Karina Alves

A Dra. Karina Alves é cirurgiã-dentista há 25 anos. Graduada pela UNIVALE, com especialização em Implantodontia e Prótese sobre Implantes  e vasta experiência na área de próteses fixas, próteses sobre implantes, alinhadores invisíveis e lentes de contato. Além de empresária e palestrante, é SEO do Grupo Ka, um grupo econômico que gerencia três clínicas odontológicas de alta performance localizadas em Iapu, Tarumirim e Inhapim, assim como a Fábrica de Jalecos Mais Branco, localizada em Ipatinga. Com uma vasta equipe, a especialista se destaca pela liderança e também pelo treinamento de jovens profissionais. Ela é referência no uso de tecnologias odontológicas avançadas, como scanners e fresadoras, oferecendo tratamentos personalizados para reabilitação oral. Para saber mais, acesse www.clinicaka.com.br ou no instagram.