quarta-feira, julho 24 Notícias do Brasil e do Mundo, 24h por dia

OCR com IA Generativa da TIVIT Stone Age alcança 96% de precisão na leitura de documentos

Solução lançada na Febraban Tech automatiza processos de análise documental que até então dependiam de pessoas, reduzindo custos, agilizando o fluxo e reduzindo erros

Comparar dados contidos em uma nota fiscal com seu respectivo comprovante de entrega, conhecido como ‘canhoto’, analisar informações de contratos sociais ou extrair os dados de comprovantes de residência, entre outros, são tarefas operacionais que costumam envolver muitas pessoas, consumir muito tempo e desperdiçar energia das empresas dos setores de finanças, logística, comércio e indústria, por exemplo. Para permitir que esses talentos humanos se dediquem a tarefas estratégicas além de agilizar o trabalho e aumentar a eficiência, a TIVIT Stone Age, vertical de negócios da TIVIT especializada em análise de crédito e prevenção a fraude, acaba de lançar na Febraban Tech a solução OCR Generativo. A ferramenta, dotada de inteligência Artificial Generativa, utiliza algoritmos especialmente treinados para reconhecer e interpretar textos a partir de imagens ou documentos digitalizados, independentemente da fonte, formato ou idioma.

O head da Stone Age, Fernando Guimarães, informa que nos primeiros testes em que o OCR Generativo foi aplicado, ele conseguiu índices que variaram entre 92% e 96% de acurácia nos dados extraídos. “A maior inovação trazida por esta solução reside no fato de que, para parametrizar a extração de um certo tipo de documento, basta informar o campo desejado, sem a necessidade de oferecer nenhuma amostra ou qualquer tipo de treinamento específico”, explica.

O executivo ressalta que numa recente aplicação do OCR Generativo já em volume comercial, a Stone Age conseguiu realizar a leitura da data de entrega, manuscrita, em aproximadamente 350 mil canhotos de notas fiscais para uma empresa de logística, o que foi considerada uma verdadeira revolução, pois automatizou o processo de baixa das entregas.

“Além da redução de tempo, a tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) eleva o nível de eficiência da leitura a padrões significativamente superiores aos normalmente registrados com a leitura humana. A diminuição dos erros certamente traz como resultado o aumento da lucratividade, principalmente em operações extremamente críticas como as que acontecem no mercado financeiro no qual um equívoco na conferência de um documento pode resultar em um prejuízo de muitas cifras. Por isso, consideramos absolutamente estratégico o lançamento desta solução na maior vitrine da tecnologia deste setor na América Latina, que é a Febraban Tech”, conclui.

Sobre a TIVIT

A TIVIT é uma multinacional brasileira que acelera negócios conectando tecnologia para um mundo melhor. Com 25 anos de atuação e operações em dez países da América Latina, a companhia oferece serviços e soluções digitais personalizadas, incluindo nuvens pública, privada e híbrida, desenvolvimento de software ágil, cibersegurança, além de soluções SaaS, entre outras, que ajudam a transformar os negócios e a sociedade.

A organização conta com uma forte estratégia de inovação, por meio do TIVIT Labs (hub que apoia as empresas a descobrirem e solucionarem os seus maiores desafios de inovação) e do investimento em outras empresas de tecnologia que fazem parte do grupo, como Stone Age, tbankS, Privally, DevApi, SENSR.IT e XMS.
Para mais informações, acesse https://tivit.com/