sábado, novembro 8Notícias do Brasil e do Mundo, 24h por dia
Shadow

O Instituto Bienal Amazônia e a Saphira Ventura Media & Entertainment promovem a Bienal Amazônia® 2025, em Belém, durante a COP 30

Meio ambiente/arte

O Instituto Bienal Amazônia e a Saphira Ventura Media & Entertainment promovem a Bienal Amazônia®️ 2025, em Belém, durante a COP 30, quando arte, cinema, ciência e inovação se unem para repensar o futuro do planeta. Entre exposições, conferências e experiências imersivas, a Bienal Amazônia®️ também apresenta o Earth Film Festival, uma mostra cinematográfica dedicada à Terra — às suas vozes, às suas lutas, às suas belezas. A Amazônia não será apenas tema. Será presença. Será inspiração viva. Um chamado global para criar, sentir e transformar.

Em novembro de 2025, Belém, PA, sediará a 1ª Bienal Amazônia, com a participação de artistas nacionais e internacionais, na exposição “Terra”, tornando-se uma das maiores exposições visuais do país. O objetivo de realizar a Bienal Amazônia durante a COP 30 é buscar o alinhamento com as discussões e decisões sobre mudanças climáticas e outras questões ambientais e sociais.

A Bienal Amazônia visa promover a cultura brasileira, especialmente a indígena, a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, buscando conscientizar sobre a importância da floresta amazônica. Além da projeção da arte brasileira, a Bienal tem compromisso com o fortalecimento da economia local, geração de empregos e incentivo ao turismo na região.

Organizado pelo Instituto Bienal Amazônia, o Earth Film Festival mantém conexão direta com a COP 30, que será realizada em Belém. Os documentários finalistas do festival terão o privilégio de serem exibidos durante a conferência climática mais importante do mundo, ampliando o alcance das narrativas ambientais para uma audiência global. Além de Belém, os filmes finalistas do festival circularam por espaços estratégicos: Brasília (Senado Federal), Rio de Janeiro e Nova York, levando suas mensagens de consciência ambiental a diferentes públicos e contextos.

Earth Film Festival (EFF) tem como eixo central os 17 ODS da ONU — um pacto global para construir um futuro mais justo, inclusivo e ambientalmente equilibrado. O Festival celebra cineastas visionários que desafiam paradigmas e propõem futuros sustentáveis; exibe curtas e longas-metragens, documentários, animações e formatos experimentais; prioriza originalidade, relevância temática e impacto emocional; conecta públicos e comunidades por meio de painéis, oficinas e experiências imersivas.

Entre os artistas da exposição “Terra” estão Aline Coutinho, Alexandre Dantas, Bari Bing, Cati Alionis, Erika Nogueira, Ezo, Giselle Faganello, Jean & Nancy, Johnatan Hyder, Josie Mengai, Ju Chagas, Khaled Hafez, Lorenzo Marini, Loreni Schenkel, Luciana Grether, Marco Santos, María A. Teason , Mario Schuster, Meireles Junior, Odair Mindelo , Pedro Gui,
Regina Duarte, Tugba Celebi e Vilina Gaia, entre os dias 8 e 22 de novembro, no  Ibis Styles Belém Hangar – Styles Galeria

Artistas, fotógrafos, cineastas, videografistas, escultores, pintores, poetas, escritores, estilistas, arquitetos, empreendedores, criadores de arte digital, que fazem da sua criação uma solução para uma questão de sustentabilidade ou um apelo à preservação da natureza. Arte com propósito!

Co – curadoria :

Alcinda Saphira (NY)

Milene Coutinho (Belém)

Rosita Cavenaghi (SP)

Shereen Badr (Cairo)

Belém | COP 30 2025

COP 30: 8 a 21/11

Site:https://institutobienalamazonia.org/

Instagram: https://www.instagram.com/institutobienalamazonia/

Site: saphiraventura.com

Instagram: https://www.instagram.com/saphiraventuragallery

Assessoria de ImprensaPaula Ramagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *