sexta-feira, janeiro 17 Notícias do Brasil e do Mundo, 24h por dia

O Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens – FIL, de Karen Acioly, começa este ano, em parceria com a província de Córdoba, na Argentina

A 21ª edição do FIL, em novo formato, traz a primeira ação de internacionalização fora do Brasil, no “1º Encontro Cultura Infância”, em parceria com o Festival Internacional de Teatro para la infancia Y la juventud -2024 da província de Córdoba, na Argentina. E apresenta o premiado texto de Karen Acioly, “Cabelos Arrepiados”, representando o FIL

(foto: Renato Mangolin) – o premiado espetáculo Cabelos Arrepiados estará no FIL 2024 na Argentina

O FIL, Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens, chega à maioridade de um jeito diferente, em um novo formato. Aos 21 anos, pela primeira vez, o FIL sai das terras cariocas e aterrissa em Córdoba, em uma cooperação internacional com a Argentina. Esta é a primeira ação do FIL Internacional, que se prolongará em 2025 com o Ano do Brasil na França.

O 1º Encontro Internacional Cultura Infância, acontecerá de 2 a 6 de outubro, em Córdoba. O FIL levará para o Festival a premiada opereta infantojuvenil “Cabelos Arrepiados”, de Karen Acioly, com encenação do Buia Teatro de Manaus, configurando um laço cultural estreito entre Rio de Janeiro e a cidade mais populosa e a mais extensa da Argentina.

“Este primeiro encontro estabeleceu uma iniciativa de unir nossos dois festivais: o FIL Festival e o Festival Internacional de Teatro para la infancia Y la juventud -2024 da província de Córdoba, dirigido por Raul Sansica, para lançarmos juntos uma primeira semente entre Brasil e Argentina, que possa, pouco a pouco, ser ampliada, criando laços profícuos para a Cultura Infância”, explica Karen.

O Ministério da Cultura do Brasil – por meio da Secretaria da Diversidade Cultural – estará presente, assim como outros festivais brasileiros, assim como representantes do Chile, Uruguay e México.

Haverá ainda espetáculos dos diversos países participantes e mesas-redondas que contarão com as presenças brasileiras do Festival do Pequeno Cineasta (SP-RJ), Mostra Espetacular (PR), a fim de estabelecer o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à Cultura Infância, de curto, médio e longos prazos.

A ideia de ampliar o leque – para além dos espetáculos- surgiu de uma conversa entre Raul Sansica e Karen Acioly, quando a idealizadora do FIL sugeriu ultrapassar fronteiras e propôs um encontro de festivais e fazedores da Cultura Infância, para refletir sobre novos caminhos dos festivais e parcerias, em tempos de cuidados com o meio ambiente, além do fortalecimento de ações continuadas de cooperação internacional.

“Novas estratégias e articulações -de curto, médio e longo prazos- precisam ser bem estruturadas e os nossos festivais, com reconhecidas trajetórias e legados, podem criar essas pontes e laços. Os desdobramentos – desta primeira semente- serão divulgados após o Encontro. Desejamos que ambos os países, representados aqui pela Agência Córdoba de Cultura e pelo Minc, assinem a carta de intenções, para que possamos continuar parcerias criativas e longevas”, ressalta Karen.

Nos dias 3 e 4 de outubro, Sansica e Acioly vão realizar a Cerimônia de abertura dando as boas-vindas ao 1º Encontro Internacional Cultura Infância e apresentarão os objetivos do encontro, para autoridades governamentais e público participante.

O objetivo principal é gerar uma rede de trabalho colaborativo onde instituições governamentais e civis, organizações e pessoas dedicadas à infância

de diferentes atividades culturais liguem, nutram e gerem intercâmbios e programas de atividades sustentáveis, compreendendo a cultura como algo que garanta o fortalecimento do espírito crítico, criativo e identitário.

A ideia dentro da proposta é também incentivar o compromisso do Estado com a inclusão das crianças como um setor específico dentro de políticas públicas culturais, que inclui arte, educação, saúde, ciência, esportes, recreação e, ainda, promover a escuta atenta às vozes das crianças, participação delas como protagonistas na construção do cotidiano.  

As plenárias internacionais contam com as seguintes temáticas:

Dia 3 de outubro

19h – Brasil: Políticas públicas governamentais, da Cultura Infância em desenvolvimento

Palestrante: Marcia Helena Rollemberg- Secretária da Diversidade Cultural do Minc (Brasil)

19h30 – Chile: Políticas da infância – não governamentais – em desenvolvimento

Palestrante: Andrea Pérez de castro – Famfest (Chile)

20h15 – Referências em infâncias: Escuela de espectadores (Misiones), Teatro Campesino (Córdoba), Centro Cultural de Titería (México), Mocilyc, Radio Butia (Uruguay) Nevadas Escênicas (Rio Negro)

Dia 4 de outubro

10h – Potência Iberescena: A infância nas políticas Iberescena. A infância como transversalidade

11h – Mesas de trabalho – Reunião geral

18h – Mesas de trabalho

Eixo 1: Processos criativos em propostas para as infâncias: cine, literatura, música, teatro, dança, e linguagens não classificadas.

Modera: Cristian Palacios – Festival de Teatro Pirologias – Argentina

Eixo 2: Gestão, sensibilização e formação de públicos

Modera: Nora Lia Sormani – Festival Kunumí- Argentina

Eixo 3: Redes de comunicação e difusão

Modera: Michele Menezes – Rede Fibra de Festivais Internacionais Brasileiros, para crianças – Brasil

Eixo 4: A infância como protagonista nos processos criativos

Modera:Felipe Leibold – Festival Pequeno Cineasta – Brasil

Eixo 5:Propostas inovadoras e/ou inclusivas em Infância

Modera: Luciana Trocello – Plan provincial de Lectura – Argentina

19h30 – Leitura das conclusões e conteúdos das distintas mesas de trabalho

20h – Coquetel

20h30 – Trabalho das equipes governamentais na redação da ata de compromisso

21h – Ato protocolar de assinaturas da ata de compromisso

Sobre Cabelos Arrepiados 

(fotos: Renato Mangolin) – espetáculo Cabelos Arrepiados de Karen Acioly estará em Córdoba (Argentina)

A opereta infantojuvenil Cabelos Arrepiados, da premiada Karen Acioly, com direção de Tercio Silva, do Buia Teatro de Manaus, conta a história de cinco crianças que não conseguem dormir. Ao mesmo tempo que enfrentam os efeitos da privação de sono e de sonhos, elas refletem sobre temas como amizade, o diálogo com os pais e os perigos do consumismo e da destruição do meio ambiente.

Figurinos e maquiagem remetem à estética dos personagens Monster High, inspirados pela estética cinematográfica e hipnotizante de Tim Burton. Quanto à iluminação do espetáculo, ela é executada com precisão, inspirada nos filmes com a estética noir das décadas de 40 e 50.

Ficha técnica:

Texto: Karen Acioly

Direção: Tércio Silva

Atores: Maria Hagge, Jeferson Mariano, Magda Loiana, Davi Lopes, Gabriel Anjos e Wagner Farias Direção Musical e composição: Jeferson Mariano

Figurinos: Maria Hagge

Cenário e Iluminação: Tércio Silva

Formas Animadas: Cleyton Diirr

Identidade Visual: Dante

Técnico de Iluminação e operação: Orlando Schaider

Produção: Buia Teatro 

Sobre o FIL

+ Informações no Instagram @filfestival

Karen Acioly (foto: Aralume fotografia)

Sobre Karen Acioly – Dramaturga/ Roteirista/ Pesquisadora/ Curadora

Expert em artes multidisciplinares criativas, com ênfase nas artes cênicas, visuais, audiovisuais e digitais, para novos públicos. Autora de roteiros, libretos, textos teatrais e livros infantis. Desenvolve estratégias e programas de projetos originais voltados para crianças e jovens.

Doutoranda e Mestra em Educação (UFF), em Mídias Digitais (UFRJ) e Maîtrise em Études Théâtrales (Sorbonne Paris 3 ) . É especialista em Literatura Infantil e Juvenil (UCAM). Recebeu diversos prêmios em literatura e teatro . Recentemente lançou seu 20º livro, em parceria com Ciro Acioli, Experiência Yellow (Editora Rocco-2024). É inventora e diretora geral do FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (2003/2024), seu xodó. Seu livro Cabelos Arrepiados recebeu o Selo Altamente Recomendável, dado pela Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil.

Raul Sansica – (foto: Agência Córdoba de Cultura)

Sobre Raul Sansica:

É ator, diretor teatral e professor com mais de 35 anos de atuação nas Artes Cênicas. Antes de ser nomeado presidente da Agência Córdoba de Cultura, atuou como diretor do Teatro Real, diretor do Festival Internacional de Teatro do MERCOSUL, do Festival Internacional de Teatro Infantojuvenil e do Festival Pensar com Humor. Ao mesmo tempo, trabalha e dirige o grupo de Teatro da Faculdade de Direito da Universidade Nacional de Córdoba (TFD) há 18 anos.

Ao longo da sua carreira desenvolveu diversas atividades relacionadas com a área teatral, tais como bolsas, projetos de investigação, gestão de espaços e eventos internacionais, júri e expositor, entre outras funções. Também atuou como programador, palestrante e curador em diversos festivais e feiras de artes cênicas, nacionais e internacionais.

Recebeu uma bolsa de estudos adicional em Berlim e vários prêmios e menções, entre os quais se destacam o Lifetime Achievement Award concedido pela Atina Argentina, o LIfetime Achievement Award do Festival Internacional de Teatro da Paz, Fitaz, e reconhecimentos acadêmicos da Faculdade de Direito da Universidade Nacional de Córdoba.

Sobre o Buia Teatro (Manaus):

O Buia Teatro, de Manaus, foi criado em 2015 pelas mãos de Tercio Silva, diretor da Companhia, e pela atriz, figurinista e artista visual Maria Hage. De lá pra cá, a assinatura deste grupo ganhou marca de pesquisa, experimentações e representatividade da Cultura Infância de qualidade do norte do país.

Prêmios Recebidos de Cabelos Arrepiados

– Melhor Espetáculo – Festival Internacional de Teatro de Balneário Camboriú (SC)

– Melhor Espetáculo Musical – Festival de Teatro do Rio de Janeiro

– Melhor Espetáculo do Ano 2021 – Garimpo Cultural Amazonas

– Melhor Espetáculo Infantil – FENATIB 22 / Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens de Blumenau

– Melhor Grupo de Teatro Nacional e Melhor Trilha Sonora Original – Prêmio de Teatro Nacional Cenym 2022

SERVIÇO – Espetáculo

FIL/ Festival Internacional de Teatro Infantojuvenil – 2 a 6 de outubro 2024.

Artista/Grupo: Grupo Buia Teatro (AM) – Cabelos Arrepiados

Linguagem: Teatro para Infância e Juventude

Local: Biblioteca de Córdoba (27 de abril de 375), Cidade de Córdoba,

Classificação Indicativa: Livre

Serviço Festival

1º ENCONTRO INTERNACIONAL DE CULTURA INFANTIL.

3 e 4 de outubro de 2024. Córdoba. Argentina

Contexto: Festival Internacional de Teatro Infantojuvenil – 2 a 6 de outubro,

2024.

Local: Biblioteca de Córdoba (27 de abril de 375), Cidade de Córdoba, Argentina.

PROGRAMA PRELIMINAR:

Quinta-feira, 3

18h- Abertura do 1º Encontro Internacional de Cultura Infantil.

Palavras de boas-vindas do Presidente da Agência Córdoba de Cultura: Sr. Raúl Sansica/da

diretora do FIL – Festival Internacional de Intercâmbio de Línguas – Rio de Janeiro: Karen Acioly

19h- Primeira conferência plenária – BRASIL e PERU: Políticas de infância no desenvolvimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *