
Nascido no Ceará, o cantor Norton que apresenta seu primeiro single faz uma mistura bem interessante de pop, funk e MPB com um toque de música nordestina na canção “Tudo Cooperou” que, segundo o artista, nasceu de uma das maiores frustrações de sua vida.
“Ano passado fui convidado para seletiva de um reality da Globo. Passei por todas as etapas, fui chamado para a etapa presencial no Rio de Janeiro, fiquei confinado no hotel, gravei VT e, no fim das contas, selecionaram outra pessoa. Tinha acabado de compor o refrão e estava gravando a guia de voz quando recebi a notícia que não tinha entrado. Lembro que fiquei com raiva de Deus, sem entender porque Ele tinha permitido eu passar por toda a seletiva, achando que ia entrar e que era uma oportunidade dele para no fim das contas não entrar. Depois de um tempo entendi o porquê de não ter entrado e que de fato tudo tinha cooperado para o meu bem, mesmo não sendo como eu esperava – compartilha Norton.
O músico explica que a mensagem de “Tudo Cooperou” mostra que nem sempre as coisas vão ser como a gente quer, mas os que amam a Deus podem ter a confiança de que Ele está cuidando de tudo porque o plano dEle é melhor que o nosso.
“Sempre falo que “Tudo Cooperou” é um nome profético. Creio que daqui há alguns meses, vou olhar para trás e dizer: “Realmente tudo cooperou”. E isso já acontece na verdade, vejo como minha vida foi acontecendo e tem o cuidado e amor de Deus em cada momento. Não teria um nome melhor pra esse projeto porque o Senhor fez tudo cooperar para eu chegar na Onimusic com essas canções e somar com as ideias de todo o time para criarmos esse projeto lindo”, afirma.
As gravações aconteceram no Rio de Janeiro e tudo foi produzido pelo próprio cantor, que contou com a ajuda do amigo Caiq em duas faixas. Já os clipes têm a assinatura de Felipe Thomaz, que já trabalhou com nomes como Melim, Elza Soares, Belo e L7nnon. Na história de “Tudo Cooperou”, Norton tenta chegar ao estúdio para colocar voz na canção, sendo que tudo vai dando errado desde a hora em que ele acorda, mas, no fim, tudo dá certo. Norton avisa para o público ficar atento a um detalhe no horário do despertador que aparece no clipe.
Norton garante que “Tudo Cooperou” vem para deixar o gostinho do que o público pode esperar dessa sua nova fase. Envolvido com a música desde bebê, ele se interessou realmente pela música aos 9 anos quando ganhou um violão da bisavó. Suas principais referências musicais são bem distintas, de Justin Bieber e John Mayer, passando por Hillsong, Mosaic MSC, Tiffany Hudson e Aodhan King, além de Oficina G3, Steve Vai, Paramore e NX Zero.
Em 2013, o artista começou a postar algumas composições românticas no SoundCloud e, quatro anos depois, ele foi descoberto por um produtor da sua cidade e gravou um EP. Já no gospel, ele estreou em 2023 com o single “Renúncia”. De lá para cá foram mais quatro singles, um EP e um álbum até finalmente estrear na Onimusic.
“Minha expectativa é balançar o cenário gospel do Brasil, mostrar que é possível fazer algo diferente, jovem, que é bíblico e cristocêntrico. Quero apontar para Jesus com um projeto para o jovem cristão (como eu), mas creio que vai chamar a atenção dos de fora. Minha expectativa é que os de fora da igreja sejam atraídos pelo Jesus que está no meio dos beats”, expressa o cantor.
