
Referência nacional na luta pela inclusão, o influenciador digital e ativista João Vitor de Paiva esteve na última sexta-feira (9), no auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico, para ministrar a palestra “Combatendo o Capacitismo: Promovendo a Inclusão e a Igualdade”, destinada aos servidores da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). A atividade faz parte das ações do programa de compliance da pasta.
Durante a palestra, João Vitor compartilhou suas vivências e perspectivas sobre o capacitismo, incentivando a construção de um ambiente de trabalho mais igualitário, empático e livre de preconceitos. Com uma trajetória inspiradora, o palestrante vem quebrando barreiras e desconstruindo estigmas sobre a deficiência no Brasil. Recebeu no ano passado a Comenda da Ordem Anhanguera, a mais alta honraria concedida pelo Estado de Goiás.
João Vitor é o primeiro aluno com Síndrome de Down a cursar Educação Física na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). É ator, modelo, palestrante e um dos cinco jovens ativistas do Brasil a integrar a lista do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), além de compor a lista dos 100 jovens líderes globais da organização. Foi eleito em 2024 o melhor influenciador do Brasil na categoria Diversidade e Inclusão, pelo Prêmio iBest.
