sexta-feira, janeiro 17 Notícias do Brasil e do Mundo, 24h por dia

Intérprete do hit “God Made a Way”, rapper cristão WHATUPRG se apresenta pela primeira vez no Brasil

Filho de imigrantes, o artista norte-americano caiu no gosto dos brasileiros

“Stayed down, came up, God made a way / Stayed down, came up, God made a way”. Em algum momento, você já deve ter se deparado com os trechos dessa canção tocando no Instagram ou no TikTok, onde somam-se quase 100 mil vídeos tocando esses versos.

A canção em questão é “God Made a Way” e conta com mais de 7 milhões de plays no Spotify e se aproxima dos 400 mil views no YouTube. Esse é só um dos vários sucessos do rapper cristão WHATUPRG (pronuncia-se Uarapurgi), que conheceu a música aos sete anos por meio de nomes como Funky e Manny Montes.

Filho de imigrantes mexicanos, ele nasceu na Geórgia, nos Estados Unidos, como J. Raul Garcia e começou a lançar suas músicas por conta própria na adolescência até ser contratado, em 2018, pela gravadora Reach Records, uma das mais importantes no hip-hop cristão. A empresa tem o cantor Lecrae como um dos seus criadores e tem em seu cast nomes como o próprio Lecrae e Hulvey.

Com três álbuns e mais de 20 singles lançados, WHATUPRG usa suas rimas para falar de Deus e também expor suas vivências nos Estados Unidos, mas sem esquecer de suas raízes mexicanas. Em um dos seus álbuns – “RAUL (2018)”, que faz referência ao seu nome de batismo –  ele recorda o episódio em que seu pai foi deportado na canção “4AM”: “Casa inteira balançou quando os policiais bateram / Quatro da manhã e eles querem Pops / Papai virou-se e disse: Adeus / Mamãe chorando na escadaria / Irmãozinho, olhe pela janela, hein / Por que o papai tem algemas nele? / Ele não fez nada / Ele nunca fez nada / Tudo o que ele fez foi trabalhar para seus filhos / Pague o aluguel, um pouco de renda / Por que eles precisam levá-lo? / Por que eles têm que nos quebrar?”.

“RAUL” fez WHATUPRG alcançar o 16º lugar na parada cristã e o 26º na parada de rap da Billboard. Em 2019, ele lançou a canção “Drip Lee”, um de seus hits que relata uma de suas conversas com Deus. O single foi usado em mais de 100 mil Reels, tornando-se viral principalmente no Brasil, o que fez a faixa aumentar em 300% no streaming e bater mais de 2 milhões de visualizações no YouTube.

Quatro anos depois, ele veria outro viral com “God Made a Way”, que foi definido pela crítica como “um poderoso lembrete de que Deus está sempre conosco”. Em 2024, a faixa ganhou uma versão remix com as participações de Lecrae e nobigdyl.

Com mais de 200 mil seguidores nas redes sociais, WHATUPRG tem três indicações ao Dove Awards, a premiação mais importante dedicada à música cristã, e já fez colaborações com Lecrae, BEAM, Blanca, nobigdyl e Hillsong Young & Free. Em 2021, a canção “Ambiente”, que ele interpreta ao lado de 116 e Tommy Royale, entrou na trilha sonora do filme “Milagre Azul (“Blue Miracle”)”, lançado no Brasil com exclusividade pela Netflix.

E por falar no Brasil, o cantor estará pela primeira vez no país em novembro. No dia 08 (sexta-feira), a partir das 19h30, ele se apresenta no Base Festival, da Igreja Batista Atitude, ao lado de Nesk Only e Brunno Ramos. A igreja fica na Rua Sylvio da Rocha Pollis, 751, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Os ingressos do evento custam R$ 15 e podem ser adquiridos pela internet.

CONHEÇA WHATUPRG NAS REDES SOCIAIS:

Instagram: https://www.instagram.com/whatuprg/

Facebook: https://www.facebook.com/whatuprg1

X: https://x.com/whatuprg

Thread: https://www.threads.net/@whatuprg

YouTube: https://www.youtube.com/@whatuprg-music

TikTok: https://www.tiktok.com/@whatuprg