Artes

O encontro internacional celebra as conquistas artísticas de mais de 200 mulheres de mais de 35 países, destacando o papel fundamental da arte como uma ferramenta eficaz para o empoderamento feminino, oferecendo uma plataforma multifuncional que inclui uma exposição de arte visual com obras destacadas, painéis de discussão, oficinas interativas e sessões de pintura ao vivo. O objetivo do evento é promover a troca cultural e incentivar os valores de paz, justiça e igualdade através da criatividade.
Alcinda Saphira, presidente da Saphira & Ventura Gallery e do Instituto Bienal Amazônia, além de curadora da New York International Contemporary Art Society foi convidada como jurada e apresentou o portfólio de diferentes artistas, incluindo a paraense Rose Maiorana,
apresentada pela curadora Rosita Cavenaghi da Galeria ART A3 Gallery, e que vem se destacando no eixo Rio São Paulo.
Rose Maiorana foi escolhida para apresentar seus trabalhos no Grand Egyptian Museum por se destacar como mulher artista inspiradora, por sua relação com as tradições e a riqueza cultural da Amazônia de forma moderna e contemporânea. A simbologia amazônica fica refletida em uma paleta vibrante e espontânea que se incorpora em seus trabalhos. Agora, faz a sua estreia em uma galeria no coração de Manhattan e um debut triunfal em um museu de relevância, como o Grande Museu Egipcio.
Artistas de outras regiões do Brasil também foram selecionadas, como Ju Barros (SP), ao lado de Barbara T Ashfield (US), Saori Kurioka ( Japão – US), Bari Bing (US), Maria T Ason ( Porto Rico ), Dominika Koczot ( Lisbon Station), Mathilda (Argentina), Pilar Viviente ( Espanha), artistas que se destacaram no Rio G20, na Bienal SOMOS TODOS AMAZÔNIA, organizado pelo Instituto Bienal Amazônia, Saphira & Ventura Gallery, New York International Contemporary Art Society e Espaço BB, realizado no Rio de Janeiro, no Galpão Cultural da Marinha e no Parque Glória Maria. Este grupo embarca nessa jornada artística em New York, Egito, Paris, Veneza, São Paulo, Rio, Brasília, incluindo summits e exposições, culminando em Belém do Pará.
O fórum também dará atenção especial à inclusão de pessoas com deficiência, tanto no processo artístico quanto na apreciação da arte, refletindo a crença da fundação de que a arte é uma linguagem universal e inclusiva.
Durante vários dias, o fórum receberá todos os entusiastas da arte para se envolverem com sua mensagem humanitária poderosa, criando uma cena que encarna a convergência de civilizações através da arte e reflete a missão central do fórum de empoderar as mulheres e amplificar suas vozes regional e globalmente.
O EHAF 2025 é organizado por Sheree Badr ( ARTToday ) e conta com o apoio de várias instituições e organizações de destaque, incluindo o Ministério da Cultura, Ministério da Juventude e Esportes, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Solidariedade Social, UNHCR, ONU Mulheres, Embaixada da Espanha, Instituto Cultural Italiano no Cairo e o Centro Cultural Yunus Emre Turco, e parceria estratégica da New York Contemporary Art Society e Instituto Bienal Amazônia. O evento também recebe apoio da Rosa Flowers, Fundação Sanad e Fresh Farm. A EgyptAir é a companhia aérea oficial.
Contato
Alcinda Saphira Curadora / co-fundadora / Presidente
Saphira & Ventura Gallery
Instagram: https://www.instagram.com/saphiraventuragallery/www.saphiraventura.comwww.nyicas.orgwww.bienalamazonia.org