
“Milonga Oscura” é a melodia que ecoa no inverno particular de cada um. O terceiro álbum de Fernando Peters celebra a música que quer resistir, a solidão que reverbera, a arte que desafia.
O novo trabalho também marca o compromisso com a música autoral como resultado de mais de três décadas de carreira. Músico, compositor, arranjador e produtor, Peters participou de gravações e turnês de artistas de universos diversos, como Bianca Gismonti, Humberto Gessinger, Bebeto Alves e Solon Fishbone.
No novo álbum, Fernando Peters é acompanhado por Júlio Falavigna (bateria) e Leonardo Bittencourt (piano) para explorar a sonoridade clássica do piano trio, formato consagrado no jazz. Juntos, os músicos ressignificam essa textura em um repertório de composições originais que dialoga tanto com a música popular brasileira quanto com as milongas e os tangos do sul. Ecos de Tom Jobim, Astor Piazzolla e Egberto Gismonti se misturam a referências como o sueco Esbjörn Svensson.
“Milonga Oscura” é um ensaio musical sobre conexões, contradições e as diferentes velocidades da passagem do tempo. Fernando Peters costura o caráter melancólico das melodias aos ruídos e crescentes característicos do rock, além de compassos compostos e polirritmias. O álbum chega às plataformas de streaming no dia 03 de outubro.
Ficha Tecnica:
Fernando Peters é músico, compositor, arranjador e produtor. Participou de quase uma centena de gravações dos mais variados artistas como Humberto Gessinger, Bianca Gismonti, Cidadão Quem e Solon Fishbone. Tem dois álbuns lançados (Living Low, de 2020, e Like Smoke, de 2023).
Leonardo Bittencourt é pianista e compositor.
É formado em música popular pela UFRGS, e estudou performance e composição de jazz na Berklee College of Music, em Boston. Lançou os álbuns Prospecto (2015) e A Margem (2017) com a banda Marmota, e hoje integra o trio Atairū. Em 2015 recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Instrumentista.
Julio Falavigna é baterista e multi-percussionista com extensa carreira, trabalhando com artistas do porte de Nei Lisboa, Pedro Tagliani, Jane Duboc, Davi Moraes e, como tablista, nomes como G.S. Sachdev e Sri Hanuman. Também co-produziu e atuou em cinco álbuns a pianista e compositora Bianca Gismonti.
TRACK LIST
- Serpentine (peters/bittencourt)
- As Diferentes Velocidades Da Passagem Do Tempo (peters)
- Milonga Oscura (peters)
- Su Paso (peters)
- Tangorine (peters)
- Quietly Leaving (peters)
- From Your Window (peters)
- Circunstancial (peters)
FERNANDO PETERS, upright, baixo, synth, percussão
JULIO FALAVIGNA, bateria, tablas
LEO BITTENCOURT, piano
PAULINHO GOULART, acordeom em “Tangorine”
arranjos por Peters, Falavigna & Bittencourt.
produzido por FERNANDO PETERS.
gravado e mixado por FÁBIO MENTZ, no Laboratório Acústico, e por LUCIANO ALBO, no estúdio Cegonha.
masterizado por MARCOS ABREU.
O som da luz que vem do lado escuro
Ouça aqui “Milonga Oscura”: https://ditto.fm/milonga-oscura