terça-feira, setembro 30Notícias do Brasil e do Mundo, 24h por dia
Shadow

Fernando Peters  lança álbum “Milonga Oscura”

“Milonga Oscura” é a melodia que ecoa no inverno particular de cada um. O terceiro álbum de Fernando Peters celebra a música que quer resistir, a solidão que reverbera, a arte que desafia.

O novo trabalho também marca o compromisso com a música autoral como resultado de mais de três décadas de carreira. Músico, compositor, arranjador e produtor, Peters participou de gravações e turnês de artistas de universos diversos, como Bianca Gismonti, Humberto Gessinger, Bebeto Alves e Solon Fishbone.

No novo álbum, Fernando Peters é acompanhado por Júlio Falavigna (bateria) e Leonardo Bittencourt (piano) para explorar a sonoridade clássica do piano trio, formato consagrado no jazz. Juntos, os músicos ressignificam essa textura em um repertório de composições originais que dialoga tanto com a música popular brasileira quanto com as milongas e os tangos do sul. Ecos de Tom Jobim, Astor Piazzolla e Egberto Gismonti se misturam a referências como o sueco Esbjörn Svensson.

“Milonga Oscura” é um ensaio musical sobre conexões, contradições e as diferentes velocidades da passagem do tempo. Fernando Peters costura o caráter melancólico das melodias aos ruídos e crescentes característicos do rock, além de compassos compostos e polirritmias. O álbum chega às plataformas de streaming no dia 03 de outubro.

Ficha Tecnica:

Fernando Peters é músico, compositor, arranjador e produtor. Participou de quase uma centena de gravações dos mais variados artistas como Humberto Gessinger, Bianca Gismonti, Cidadão Quem e Solon Fishbone. Tem dois álbuns lançados (Living Low, de 2020, e Like Smoke, de 2023).

Leonardo Bittencourt é pianista e compositor.

É formado em música popular pela UFRGS, e estudou performance e composição de jazz na Berklee College of Music, em Boston. Lançou os álbuns Prospecto (2015) e A Margem (2017) com a banda Marmota, e hoje integra o trio Atairū. Em 2015 recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Instrumentista.

Julio Falavigna é baterista e multi-percussionista com extensa carreira, trabalhando com artistas do porte de Nei Lisboa, Pedro Tagliani, Jane Duboc, Davi Moraes e, como tablista, nomes como G.S. Sachdev e Sri Hanuman. Também co-produziu e atuou em cinco álbuns a pianista e compositora Bianca Gismonti.

TRACK LIST

  1. Serpentine (peters/bittencourt)
  2. As Diferentes Velocidades Da Passagem Do Tempo (peters)
  3. Milonga Oscura (peters)
  4. Su Paso (peters)
  5. Tangorine (peters)
  6. Quietly Leaving (peters)
  7. From Your Window (peters)
  8. Circunstancial (peters)

FERNANDO PETERS, upright, baixo, synth, percussão

JULIO FALAVIGNA, bateria, tablas

LEO BITTENCOURT, piano

PAULINHO GOULART, acordeom em “Tangorine”

arranjos por Peters, Falavigna & Bittencourt.

produzido por FERNANDO PETERS.

gravado e mixado por FÁBIO MENTZ, no Laboratório Acústico, e por LUCIANO ALBO, no estúdio Cegonha.

masterizado por MARCOS ABREU.

O som da luz que vem do lado escuro

Ouça aqui “Milonga Oscura”: https://ditto.fm/milonga-oscura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *