sábado, novembro 23 Notícias do Brasil e do Mundo, 24h por dia

Economia doméstica se aprende na escola?

Conceitos variam de organização pessoal, gerenciamento de tempo, finanças até nutrição e culinária
Habilidades práticas são foco da oficina Home Economics. Crédito: Tierra Mallorca/Unsplashed
É comum ouvir comentários sobre tópicos do cotidiano que deveriam ser ensinados na escola, como finanças pessoais, culinária e nutrição, entre outros. Na verdade a disciplina existe e se chama Home Economics, ou Economia Doméstica ou Ciências Domésticas, em tradução livre. 

Sua origem vem dos Estados Unidos, quando, no fim do século XIX, se sentiu a necessidade de preparar pessoas com habilidades de gestão, atividades domésticas, desenvolvimento e relações familiares entre outras habilidades de vida prática. 
Em Curitiba, no Colégio Marista Anjo da Guarda, toda sexta-feira à tarde, os estudantes do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental podem participar de oficinas de Home Economics oferecidas pela Internacionalização. O workshop faz parte do programa Open Fridays, que traz atividades totalmente em inglês de diversas áreas do conhecimento, com foco mais prático e “mão na massa”. 

Quem participa do Home Economics, de acordo com a professora Claudia Carlini, recebe informações e dicas que os ajudam a navegar pela vida de maneira independente e ter a preparação necessária para o enfrentamento das demandas do dia a dia. “A cada encontro abordamos temas variados, desde organização de despesas até preparo de refeições saudáveis, passando por higiene, hospitalidade e planejamento de eventos. Além disso, os alunos aprendem sobre a importância da comunicação eficaz e do gerenciamento de conflitos, habilidades essenciais para a vida adulta”, explica. A iniciativa foca em ampliar o conhecimento prático dos jovens e ajudá-los a se tornar mais auto suficientes no futuro.
Confira alguns conceitos essenciais de Home Economics que todos podem aplicar em casa:

Organização financeira pessoal
Aprender a gerenciar despesas e poupar para o futuro. Gastar menos do que se ganha e poupar uma parte para imprevistos é a base da organização financeira. A partir daí é possível ampliar possibilidades de sonhos e investimentos.

Culinária saudável
Conhecer técnicas de preparo de refeições equilibradas e saborosas faz parte de Home Economics. Conhecer a base da nutrição, composição de alimentos e como ter refeições equilibradas com alimentos simples beneficia tanto a saúde como as finanças, além de poupar tempo para quem cozinha.

Comunicação eficaz:
Desenvolver habilidades de expressão e escuta ativa para lidar com conflitos. Nas relações sempre haverá conflitos, pois todos temos opiniões e pontos de vista diferentes, mas saber gerenciá-los é uma habilidade importante para a vida pessoal e também profissional. Saber ouvir é tão importante quanto saber se expressar e chegar a um acordo que atenda a todos os envolvidos.

Gestão do lar:
Saber como manter a casa organizada e funcional. A vida adulta traz várias tarefas consigo, como gerenciamento de contas, organização da casa, limpeza e manutenção. Distribuir tarefas ao longo da semana e ter cuidados preventivos em casa pode poupar muita dor de cabeça do dono da casa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *