domingo, novembro 24 Notícias do Brasil e do Mundo, 24h por dia

Dira Paes, Leona Cavalli, Thaynara OG, Alane e outras celebridades visitam a ilha do Combu a convite de Fafá de Belém   

A cantora paraense Fafá de Belém deu as boas-vindas aos embaixadores da Varanda de Nazaré, uma das principais vitrines do Círio de Nazaré para o Brasil e o mundo, com uma experiência sensorial inesquecível, que começa por um passeio de barco até a emblemática Ilha do Combu.
Fafa de Belem com Dira Paes na Ilha do Combu (crédito Aryanne Almeida e Ana Dias) 

Celebridades como Dira Paes, Leona Cavalli, Thaynara OG, Milton Cunha, Thalita Rebouças,Mari Belem, Pedroca Monteiro, Alane e outras, desfrutaram de uma refeição gastronômica elaborada por talentosos chefs locais, que apresentou o melhor da culinária amazônica.

Às margens do Rio Guamá, em uma tradicional maloca, eles foram imersos na rica cultura da região, vivenciando costumes e tradições. No retorno de barco a Belém, puderam contemplar o pôr do sol no rio servindo como um cenário deslumbrante, o que tornou a experiência ainda mais memorável.
 
Thaynara OG(crédito Aryanne Almeida e Ana Dias)

 Sobre ontem:
Nos dias 8 e 9 de outubro, o Teatro Maria Sylvia Nunes, em Belém do Pará, aconteceu o II Fórum Varanda da Amazônia, intitulado “A Amazônia em Nós”. Sob a atmosfera do Círio de Nazaré e no coração da Amazônia, a renomada artista Fafá de Belém convidou a todos para um encontro singular, onde desafios e soluções para a região foram discutidos. O evento contou com a participação de mais de 40 especialistas, líderes e pensadores do Pará e de outras regiões do Brasil como Dira PaesAngélica Mendes, Puyr TembéDaniel Munduruku, entre outros, que trouxeram suas vozes e experiências para enriquecer a discussão.O II Fórum Varanda da Amazônia é um espaço de diálogo, celebração e ação, que entrelaça ancestralidade e inovação em busca de um futuro próspero tanto para o povo amazônico quanto para a floresta viva.

Após o sucesso da primeira edição, realizada em 2023 com a participação de cerca de 400 pessoas, o Fórum se propos a aprofundar as conversas sobre a biodiversidade amazônica, explorando as oportunidades e desafios que a região enfrenta a partir de diversas perspectivas.Nesta segunda edição, o evento se concentrou nas raízes da Amazônia, reconhecendo a sabedoria ancestral dos povos locais como uma bússola fundamental para a construção de um futuro resiliente e sustentável. A programação incluiu 8 painéis de discussão e apresentações culturais, que visaram conectar iniciativas públicas e privadas, comunidades amazônicas e universidades com a rica cultura local, seus valores e sua profunda relação com a natureza e a sociedade.”O primeiro fórum começou tímido, mas cheio de coragem e certezas.

Ano passado foi um dia, e esse ano ele ganhou uma potência que eu acredito que ano a ano vai se tornar maior, não de tamanho, nem de dias, mas de prestar atenção, de assunto, de credibilidade, discutir-se a Amazônia olhando nos olhos. Eu vejo o fórum que começou dentro da varanda, praticamente, ele voando, alçando vida própria, alçando voo, e vejo, por que não, ele poder ser levado a outros lugares, não apenas a Belém, em Belém sempre, antes da Varanda de Nazaré, perto do Círio, mas é a discussão deve ser levada para fora de Belém também, levando conosco pensadores paraenses, pensadores e pensadoras amazônicos”, afirma Fafá de Belém:

 
Fafa de Belem no Forum da Varanda de Nazaré (crédito Aryanne Almeida e Ana Dias)
 
Milton Cunha (crédito Aryanne Almeida e Ana Dias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *