
João Pedro Fagerlande, fundador da editora Vivaz (Crédito: Nicolas Viggiani)
Fundada por João Pedro Fagerlande, Vivaz transforma histórias de vida em livros cheios de emoção e significado
Imagine abrir um livro e encontrar sua própria história, escrita com carinho, lembrando dos desafios superados, das conquistas vividas, dos afetos compartilhados e das viagens que marcaram sua jornada. Se as biografias ou livros de memórias ficavam restritas a figuras famosas ou autoridades, agora toda história é respeitada e valorizada, passando a ser possível experimentar a emoção de reviver momentos folheando as páginas de uma obra como um presente para si próprio ou a alguém especial. Isso porque esse propósito motivou o professor e escritor João Pedro Fagerlande, de 40 anos, a criar a editora Vivaz, que eterniza as memórias de pessoas comuns em livros personalizados, criados com a dedicação e o cuidado que elas merecem.
Com uma equipe de profissionais altamente capacitados e atuação nacional, a Vivaz oferece modelos que atendem aos mais diversos desejos: a História de Vida, uma biografia construída a partir de entrevistas profundas; Memórias de Viagem, que transforma as aventuras de uma jornada inesquecível em páginas que guardam cada detalhe e emoção; Memórias do Casal, que resgata os momentos mais marcantes da trajetória de um relacionamento, sendo ideal para celebrações como casamentos e bodas; e a Autobiografia, para aqueles que já escreveram suas memórias e desejam vê-las publicadas de forma profissional e emocionante.
– Em um mundo onde o efêmero domina, a Vivaz se destaca como um refúgio para quem deseja preservar sua história de vida. A editora entrega mais do que um livro: oferece uma obra única e de altíssima qualidade, que une texto, imagens e sentimentos – explica Fagerlande.
Ideia surgiu com livro de memórias
João Pedro Fagerlande é um escritor apaixonado pela arte de contar histórias. Nascido em uma família de músicos no Rio de Janeiro, ele se encantou, ainda criança, pelas fábulas de La Fontaine contadas por seu avô. Esse amor pela narrativa o levou a se formar em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também completou mestrado e doutorado. Ao longo de sua carreira, João se destacou como professor, assessor de literatura no SESC, ator e autor de diversos livros. Foi, no entanto, ao receber a encomenda de escrever um livro de memórias que ele descobriu sua verdadeira vocação: a de imortalizar histórias pessoais. Motivado por essa experiência transformadora, ele fundou a Vivaz no segundo semestre de 2024 com o objetivo de ajudar outras pessoas a contar suas próprias histórias, criando livros que sejam, para sempre, uma lembrança viva e emocionante.
– A Vivaz não é apenas uma editora. É um espaço onde a história de cada pessoa é tratada com o carinho e respeito que merece, transformando memórias em tesouros imortais, prontos para serem compartilhados e relembrados por gerações. Com a Vivaz, você não apenas conta sua história – você a eterniza – destaca Fagerlande.
Depoimentos
“João Pedro Fagerlande elaborou, em conjunto com o meu pai, os registros necessários para seu livro de memórias. Baseou o trabalho em gravações de áudio das conversas com ele, que resultaram em um detalhado registro das lembranças e passagens relevantes da vida privada e profissional. O resultado final constitui, sem dúvida, um excepcional legado de informações de sua trajetória”, Fernando Malcher, escritor, filho do ex-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o desembargador José Lisboa da Gama Malcher.
“A experiência de ser personagem de um livro foi maravilhosa, ainda mais conduzida pela delicadeza, simpatia e sabedoria do amigo João, competente entrevistador, escritor e editor. João tem o dom de deixar seus entrevistados muito à vontade e entusiasmados com o feito de contar suas histórias. Tudo acontece de forma muito divertida e natural, com perguntas certas, que extraem o melhor do entrevistado”, Lívia Ferrari, jornalista econômica, com atuação em veículos como Valor Econômico, Gazeta Mercantil, O Globo, entre outros.
“Fui apresentada a João Pedro Fagerlande quando estava à procura de ajuda para a edição da minha história de vida. Meu texto encontrou ressonância na empatia e entusiasmo do poeta, professor, comunicador. Trocando ideias, lembranças e sugestões adicionais, acompanhei todas as etapas do processo, desde as primeiras leituras, a edição, diagramação, escolha de fotos, até a criação da capa e encaminhamento à gráfica. O texto ganhou fluência e colorido, recebendo atenção diferenciada na elaboração da capa. O resultado final reflete o grande talento de João Pedro e a alta qualidade do trabalho editorial”, Helena Jank, musicista, ex-diretora do Centro de Artes da UNICAMP.
Para mais informações, acesse https://www.vivazlivros.com/