sexta-feira, maio 23 Notícias do Brasil e do Mundo, 24h por dia

Confira o esquema especial do trânsito para a Marcha Para Jesus do Rio de Janeiro

Evento conta com o patrocínio da Prefeitura e da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro

Cerca de 300 mil pessoas são esperadas na 18ª edição da Marcha Para Jesus do Rio de Janeiro que acontece neste sábado (24), a partir das 14h, com concentração na Avenida Presidente Vargas, na altura da Avenida Passos. De lá, a multidão seguirá ao lado de seis trios elétricos até a Praça da Apoteose, onde 16 dos maiores nomes da música gospel se revezarão no palco para uma grande festa de louvor e adoração a Deus.

Com o patrocínio da Prefeitura do Rio e da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, o evento promovido pelo Conselho de Ministros do Rio de Janeiro (Comerj) contará com 74 operadores de trânsito, entre agentes da Guarda Municipal, da CET-Rio e apoiadores de tráfego. Quem for para o Centro do Rio deve optar pelo transporte público e, para isso, foi montado um esquema de trânsito especial para garantir o bem-estar e permitir que o público desfrute a Marcha da melhor forma. Algumas interdições começam já nesta sexta-feira (23).

Confira o esquema montado para a Marcha Para Jesus do Rio de Janeiro:

Interdições de via, dia 23 de maio, das 23h às 17h do dia subsequente:

– Avenida Presidente Vargas, pista lateral, sentido Candelária, no contrafluxo, no trecho entre a Rua Uruguaiana e a Praça da República, para montagem dos trios elétricos e deslocamento da Marcha.

Interdições de via, dia 24 de maio, das 14h às 22h:

– Avenida Presidente Vargas, pista lateral, sentido Candelária, entre a Rua Carmo Neto e a Rua Uruguaiana;

– Avenida Presidente Vargas, pista central, sentido Praça da Bandeira, entre a Rua de Santana e o Viaduto dos Marinheiros.

– Rua Santana, entre a Rua Frei Caneca e a Avenida Presidente Vargas;

– Praça da República, sentido Central do Brasil, entre a Rua Frei Caneca e a Avenida Presidente Vargas;

– Rua Moncorvo Filho, entre a Rua General Caldwell e a Praça da República;

– Avenida Salvador de Sá, entre a Rua Frei Caneca, sob o Viaduto Trinta e um de Março, e a Avenida Marquês de Sapucaí;

– Entroncamento do acesso do Viaduto 31 de Março para a Avenida Salvador de Sá;

– Rua Benedito Hipólito, entre a Rua Carmo Neto e a Avenida Marquês de Sapucaí;

– Rua Afonso Cavalcanti, entre a Rua Amoroso Lima e Rua Carmo Neto;

– Rua Comandante Maurity;

– Avenida Marquês de Sapucaí, entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Benedito Hipólito;

– Rua Frei Caneca, no retorno de acesso à Avenida Salvador de Sá.

Proibição de estacionamento, no dia 24 de maio, das 5h às 21h

– Rua Amoroso Lima, entre a Rua Afonso Cavalcante e a Avenida Presidente Vargas;

– Rua Carmo Neto;

– Rua Heitor Carrilho;

– Rua Frei Caneca, entre a Rua Heitor Carrilho e o Túnel Martim de Sá;

– Avenida Presidente Vargas, pista lateral, sentido Candelária, entre a Praça da República e a Rua Uruguaiana;

Inversão de sentido viário, dia 24 de maio, das 14h às 22h

– Rua Amoroso Lima, entre a Rua Afonso Cavalcanti e a Avenida Presidente Vargas, no sentido da Rua Afonso Cavalcanti para a Avenida Presidente Vargas.

Bolsão de estacionamento de ônibus fretados, dia 24 de maio, das 11h às 22h nos seguintes locais:

– Avenida Presidente Vargas, pista central, sentido Praça da Bandeira, em ambos os lados, entre a Rua de Santana e o Viaduto dos Marinheiros;

– Rua Rivadávia Corrêa, em ambos os lados, entre a Rua da Gamboa e a Via Binário do Porto.

ÔNIBUS, TRENS E METRÔS TERÃO HORÁRIO ESPECIAL

A Secretaria de Ordem Pública e a Guarda Municipal do Rio vão disponibilizar 95 agentes para garantir o ordenamento urbano e auxiliar o público participante. Além disso, as linhas de ônibus terão desvios para atender à Marcha.

Sentido Zona Norte: As linhas provenientes da Zona Sul serão desviadas pela Avenida Mem de Sá, e as provenientes do Centro farão o trajeto pelas ruas Visconde de Rio Branco e Frei Caneca.

Sentido Zona Sul: As linhas seguirão pelas ruas Carmo Neto, Heitor Carrilho, Frei Caneca, Túnel Martim Sá e Riachuelo.

Sentido Centro: As linhas seguirão pelas ruas Carmo Neto, Heitor Carrilho , Frei Caneca, Túnel Martim Sá e Henrique Valadares.

O VLT também será uma opção para chegar à Avenida Presidente Vargas. Quem estiver no Terminal Gentileza deve embarcar na Linha 4 (Terminal Gentileza x Praça XV) e desembarcar na estação Tiradentes. Já os que forem pela Central do Brasil podem pegar a linha 3 (Central x Santos Dumont) na parada Central ou Cristiano Ottoni e saltar na estação Camerino – Rosas Negras. O VLT funciona das 5h às 23h, com intervalos médios de 15 minutos aos sábados.

Em relação aos trens, a SuperVia terá viagens extras na volta para casa nos ramais Japeri, Santa Cruz, interligado ao Deodoro e Saracuruna, a partir da estação Central do Brasil, onde o embarque funcionará até às 22h15. As demais estações funcionarão apenas para desembarque. Na ida, os clientes poderão utilizar normalmente os trens da grade.

Ramal Santa Cruz

Viagens extras partindo da Central do Brasil:

Central do Brasil para Santa Cruz: 21h50

Central do Brasil para Santa Cruz: 22h20

Ramal Japeri

Viagens extras partindo da Central do Brasil:

Central do Brasil para Japeri: 22h00

Central do Brasil para Japeri: 22h30

Ramal Saracuruna

Viagens extras partindo da Central do Brasil:

Central do Brasil para Saracuruna: 21h30

Central do Brasil para Saracuruna: 22h00

Central do Brasil para Saracuruna: 22h30

Em relação ao metrô, o funcionamento será das 5h à meia-noite, com a linha 2 operando entre Pavuna e Botafogo, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo.

UM EVENTO PARA TODA A FAMÍLIA

De acordo com a Prefeitura do Rio de Janeiro, a expectativa é que 40 mil pessoas participem do show na Praça da Apoteose. Quem for, deve optar por calçados e roupas confortáveis e manter-se hidratado e alimentado. Os pais e responsáveis que forem com crianças devem identificar os menores.

O evento contará com quatro postos médicos dentro da Apoteose com mais de 70 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos e maqueiros, além de quatro ambulâncias com equipes para acompanhar os trios elétricos na Presidente Vargas. O perímetro do evento terá 70 banheiros químicos para uso do público, além dos banheiros das arquibancadas da Sapucaí.

E como o tema deste ano é “A Paz é Para Todos”, durante a Marcha Para Jesus acontecerá a campanha Rio Mais Seguro para as Mulheres, voltada à conscientização e ao enfrentamento do assédio e da violência contra as mulheres. A iniciativa da Secretaria de Políticas para Mulheres e Cuidados contará com a distribuição de materiais informativos, orientando o público sobre os tipos de violência e os canais de apoio disponíveis.

Parte do calendário oficial de eventos da cidade, a Marcha Para Jesus do Rio de Janeiro foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado em 2023. Realizado pela primeira vez em 1998, o evento teve seu dia nacional instituído em 03 de setembro de 2009 e passou a fazer parte do calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro no dia 11 de janeiro de 2011.

SERVIÇO: Marcha Para Jesus do Rio de Janeiro 2025

Data: 24 de maio (sábado) – Horário: 14h às 23h

Evento gratuito

Classificação: Livre

Patrocínio: Prefeitura do Rio de Janeiro e Governo do Estado do Rio de Janeiro

Concentração: Avenida Presidente Vargas, na altura da Avenida Passos

Palco: Praça da Apoteose

Artistas confirmados: Aline Barros, Thalles Roberto, Midian Lima, Bruna Karla, Maria Marçal, DJ Marcelo Araújo, Sarah Beatriz, Samuel Messias, Sarah Farias, Renascer Praise, Victin, Sued Silva, Valesca Mayssa, Kemilly Santos, Marcus Salles e Marcados Pagode Gospel.

Acompanhe a Marcha Para Jesus Rio nas redes sociais:

Site: https://marchaparajesusrio.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/marchaparajesusriodejaneiro

Facebook: https://www.facebook.com/marchaparajesusriodejaneiro

Playlist Oficial: https://bit.ly/playlistmarchparajesusrio