domingo, novembro 30Notícias do Brasil e do Mundo, 24h por dia
Shadow

Confira as fotos de abertura carioca do 16º Festival de Cinema Francês do Brasil no cinema Odeon

Com o cine Odeon lotado e apresentação do filme “ A Mulher mais Rica do Mundo ” (Synapse), de Thierry Kliffa, ocorreu na noite de ontem, 27 de novembro, na abertura carioca do 16º Festival de Cinema Francês do Brasil. A festa de abertura contou com a presença da delegação artística composta pela atriz Isabelle Huppert, as diretoras Fabienne Godet e Valérie Donzelli, os diretores Victor Rodenbach e Jean-Claude Barny, e os atores Bastien Bouillon e Salif Cissé. Entre os muitos convidados, estiveram presentes os cineastas Lúcia Murat, Sandra Kogut, Marcelo Gomes, Lirio Ferreira e Bruno Barreto, a produtora Lucy Barreto , e as atrizes Letícia Spiller e Mariana Goldfarb . O ator Gregório Duvivier foi o apresentador do evento ao lado de Emmanuelle Boudier , cocuradora e coordenadora do Festival junto com Christian Boudier, da Bonfilm.
 

O Festival segue até 10 de dezembro nos cinemas de todo o país com o melhor da produção francesa recente. São 20 longas-metragens inéditos e recentes – e um clássico, A Cabra que integraram a programação de festivais importantes, como Cannes e Veneza . Único evento francês de âmbito nacional e simultâneo, realizado em cidades de maior e menor porte, incluindo as capitais, contabilização mais de dois milhões de espectadores desde sua criação. O público poderá conferir uma programação com histórias e personagens inspirados, temáticas ricas e gêneros variados.
 

Entre as produções, poderão ser vistas obras de diretores consagrados como O Estrangeiro , de François Ozon e Jovens Mães, dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne; de cineastas reconhecidos como Vizinhos Bárbaros , de Julie Delpy; Mãos à Obra, de Valérie Donzelli – vencedora do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza 2025 ; O Apego, de Carine Tardieu e 13 Dias, 13 Noites, de Martin Bourboulon. Ou da nova geração como O Segredo da Chef, de Amélie Bonnin – que abriu o Festival de Cannes 2025 – e Os Bastidores do Amor, de Victor Rodenbach .
 

Os filmes trazem atuações memoráveis ​​de artistas como Isabelle Huppert – convidada de honra do festival – em A Mulher Mais Rica do Mundo ; Omar Sy e Vanessa Paradis em Fora de Controle; Bastien Bouillon em Mãos à Obra e O Segredo da Chef; Pio Marmai em O Apego; Roschdy Zem em 13 dias e 13 noites e Eu, Que Te Amei; e Pierre Richard em Sonho, Logo Existo, filme que também dirige. Ator, cineasta e roteirista, Richard será o homenageado desta edição por sua carreira , após ter sido realizado em Cannes, em maio último. Ele ganha uma retrospectiva com outros quatro filmes nos quais foram trabalhados.
 

Os diretores e curadores do Festival de Cinema Francês do Brasil, Christian e Emmanuelle Boudier , destacam a relevância do evento diante do atual cenário geopolítico global: “Nesses tempos de crises políticas, guerras e conflitos, que nos desafiam todos os dias, esperamos que os filmes da seleção possam abrir perspectivas, levantar questões e, talvez, respostas trazer”, afirma Christian. E complementa Emmanuelle: “Seja de forma leve ou mais séria, nosso objetivo é criar oportunidades de intercâmbio e participar de uma sociedade democrática por meio da experiência cinematográfica em comum”.
 

O Festival de Cinema Francês do Brasil tem apoio da Varilux – marca do grupo Essilor Luxottica – como “patrocinador master” e patrocínios do banco BNP PARIBAS, da EDENRED, da VOLTALIA, do FAIRMONT e da AIR FRANCE, além do Ministério da Cultura – por meio da Lei Rouanet, e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros essenciais são as Alianças Francesas, a Embaixada da França no Brasil, além das distribuidoras de filmes, os fornecedores de cinema independente e as grandes redes de cinema comercial.
 

Siga FESTIVAL DE CINEMA FRANCÊS DO BRASIL nas redes:

Instagram / TikTok / Facebook / YouTube / Giphy / Spotify: @FestCineFrancesBR

hashtag: #FestCineFrancêsBR
 

SOBRE A BONFILM

Além de distribuidora de filmes, a Bonfilm é realizadara do Festival de Cinema Francês do Brasil (antigo Festival Varilux de Cinema Francês) que, nos últimos 15 anos, promoveu mais de 35 mil sessões nos cinemas em todo o Brasil e somou um público de mais de um 2 milhões de espectadores. Desde 2015, a Bonfilm organiza também o festival Ópera na Tela, evento que exibe filmes de recitas líricas em uma tenda montada ao ar livre no Rio de Janeiro, e contorno com uma edição recente em São Paulo em 2024. A produtora Bonfilm também é idealizadora, em São Paulo, do Espaço Cultural CNP de Realidade Virtual, integralmente dedicada a exposições culturais em realidade virtual, como ‘Uma Noite com os Impressionistas’ e ‘ Mundos Desaparecidos’ .
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *