
O ator, produtor e diretor artístico Jô Santana e o diretor de criação Rafaello Ramundo se uniram na criação do projeto “Mangueira 100 Anos: O Espetáculo de Uma História”, para comemorar o centenário de uma da mais queridas Escolas de Samba do Brasil.
“Mangueira 100 Anos: O Espetáculo de Uma História” se desdobra em múltiplas linguagens: teatro musical, literatura, audiovisual, exposição, desfile de moda e ações formativas.
Mas, certamente a parte mais ambicioso do projeto será o espetáculo inédito unindo a potência da Bateria da Mangueira à sofisticação da Orquestra Novo Traço, que promete promover um encontro raro entre o samba de raiz e a música sinfônica brasileira.
Idealizado por Jô Santana, que divide com Rafaello Ramundo a direção geral e a realização do projeto, a celebração visa recriar o tempo da história e o pulso da comunidade, que sempre esteve presente durante os anos em que a escola, com vinte títulos na avenida, se consagrou como a segunda maior vencedora do carnaval carioca.
Com uma visão estratégica voltada para a inovação e o impacto social, Rafaello expandiu a atuação da Novo Traço, desenvolvendo projetos que unem música, cultura e responsabilidade social, fortalecendo a economia criativa e proporcionando experiências inesquecíveis ao público
Rafaello é também o idealizador da Orquestra Novo Traço, que se destaca por realizar projetos musicais de impacto, unindo música sinfônica a ritmos populares e orquestrações clássicas.
No segundo semestre de 2026, a celebração pelos 100 anos da Mangueira, começa com a realização de oficinas de teatro musical, produção cultural, corte e costura, comunicação, mídias sociais, visagismo e cenografia.
A previsão de estreia do musical “Mangueira 100 Anos: O Espetáculo de Uma História”, é abril de 2027, na cidade onde numa tarde de samba no Terreiro de Tia Fé, no Morro de Mangueira, os mais famosos batuqueiros e baluartes do samba brasileiro fundaram a Estação Primeira de Mangueira, no Rio de Janeiro.
