“O envelhecimento é obrigatório, mas é preciso dignificá-lo, dar a ele a condição de satisfazer o indivíduo, de oferecer prazer, alegria de vida e oportunidade à pessoa”
Poucos dias após anunciar que vai reduzir o ritmo de trabalho em 2025, Gilberto Gil conversou com seu cardiologista, Roberto Kalil Filho, sobre finitude, longevidade e saúde mental. O encontro aconteceu diante das câmeras do CNN Sinais Vitalis, programa semanal comandado pelo médico na CNN Brasil, e foi gravado nesta terça-feira (9), na sede do canal na avenida Paulista.
“Esse medo generalizado ao fim da vida é comum a todos nós e encaro como todo mundo, com certo medo, recepção e interrogação. Como será o fim, esse instante final? Ainda haverá dor, sofrimento, como evitar? O que posso fazer agora para que a hora da minha morte seja um momento digno da minha vida e da minha alegria de viver? Como antecipo hoje, da melhor forma possível, esse momento que vai chegar em algum instante da minha vida?”
Gil lembra que “um dos princípios da filosofia oriental reza que tudo que tem um começo tem um fim”.
Esta foi a segunda vez que o cantor esteve ao lado de Kalil, no programa semanal sobre temas relacionados à saúde e bem-estar, no ar desde maio de 2021.
Ouvido também pelas mídias digitais da CNN Brasil, enquanto circulava pelos estúdios do canal, Gil explicou o anúncio recente sobre a decisão de reduzir o ritmo da agenda profissional. “Não é propriamente uma aposentadoria dos palcos. É uma diminuição do ritmo de trabalho muito exigente, com excursões muito intensivas e muito prolongadas, com muitas distâncias para percorrer e muitos voos para fazer. Enfim, aos 82, já entrei agora no 83º ano da minha vida e isso precisa diminuir um pouco. Mas eu continuo buscando eventualmente cantar, ainda encontrarei o público em situações mais tranquilas e tudo mais.”
O episódio da CNN Sinais Vitais com Gil também conta com a participação do médico gerontólogo e presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil, Alexandre Kalache, convidado a falar sobre envelhecimento e qualidade de vida da população brasileira.
“CNN Sinais Vitais – Dr. Kalil Entrevista” sobre Longevidade: no ar sábado (13/7) às 19h30, na CNN Brasil.
SOBRE A CNN BRASIL
A CNN Brasil atua no País desde março de 2020, produzindo conteúdo jornalístico multiplataforma, com notícias transmitidas na TV por assinatura, sinal em banda kU, site, serviços de streaming, aplicativos e YouTube, além de perfis nas redes sociais e podcasts. No âmbito de todas as suas mídias, a CNN Brasil atinge um público acima de 50 milhões de pessoas mensalmente.
No seu elenco, figuram alguns dos jornalistas mais reconhecidos e com maior credibilidade junto ao público nacional, além de novos talentos do telejornalismo, comentaristas e especialistas em relevância em suas áreas.
O médico gerontólogo Alexandre Kalache, o cardiologista Roberto Kalil e o músico Gilberto Gil / Foto: Edu Palácio