segunda-feira, maio 19 Notícias do Brasil e do Mundo, 24h por dia

Claudia Werneck lança seu 15º livro sobre inclusão e diversidade

Defensora incansável da oferta de comunicação inclusiva, o livro será o primeiro no Brasil a ser lançado em nove formatos acessíveis

Fundadora da Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, a jornalista e ativista em Direitos Humanos Claudia Werneck, referência nacional e internacional em comunicação acessível e inclusiva, lança dia 26 de maio, no Itaú Cultural – SP, às 19 horas, seu 15º livro: Tia Zilda – Histórias de Inclusão. O evento, que será plenamente acessível, terá início com uma roda de conversa sobre acessibilidade, com a presença da senadora Mara Gabrilli. A publicação é uma realização da WVA Editora e da Escola de Gente, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio Itaú, Instituto Cultural Vale e GENOA Capital.

A obra está inserida na campanha “Todas as Pessoas Têm Direito de Conhecer Todas a Histórias” que tem o compromisso de ampliar o acesso à leitura para qualquer pessoa, ainda que seja analfabeta, tenha baixo conhecimento do português, não consiga segurar um livro pela idade ou seja uma pessoa com deficiência auditiva ou visual. Será lançada simultaneamente em nove formatos acessíveis — uma iniciativa inédita no Brasil — e estará disponível gratuitamente no premiado aplicativo de cultura acessível “VEM CA”, além das plataformas digitais da Escola de Gente. O livro será distribuído gratuitamente, prioritariamente para organizações públicas que oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como a bibliotecas públicas, universidades e demais instituições de cultura e educação não privadas.

Com prefácios de Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sheila Kaplan, doutora em Literatura e jornalista da área cultural, e Diego Werneck Arguelhes, professor associado do Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa, Tia Zilda – Histórias de inclusão reúne uma coletânea diversificada de contos, crônicas e artigos previamente publicados em jornais, revistas e publicações especializadas. O conteúdo reflete a diversidade cultural e linguística da autora, proporcionando ao leitor uma experiência literária enriquecedora.

Autora de 14 livros publicados em português, inglês e espanhol, com mais de 500 mil exemplares vendidos, e autora de clássicos como “Quem cabe no seu TODOS?”, “Ninguém mais vai ser bonzinho” e “Um amigo diferente?” Claudia retorna à literatura após 10 anos dedicados à produção de artigos e à atuação direta em advocacy e gestão da Escola de Gente.

O novo livro aprofunda reflexões sobre inclusão e diversidade em contextos atuais, incluindo o mundo digital durante e após a pandemia de covid-19, sempre na perspectiva da educação e da cultura inclusiva.

Será o segundo livro símbolo da campanha “Todas as Pessoas têm Direito a Conhecer Todas as Histórias”, lançada em 2011 pela WVA Editora e Escola de Gente a partir da constatação de que eram – e continuam – raras as ofertas de livro em formatos acessíveis no Brasil. O primeiro foi o infantil “Sonhos do Dia”.

A nova publicação se destaca por seu pioneirismo na acessibilidade, sendo oferecida nos seguintes nove formatos: Impressão em tinta, Audiolivro, Audiolivro com audiodescrição, PDF com audiodescrição, Arquivo TXT com audiodescrição, Arquivo DOC com audiodescrição, Vídeo com Libras, legendas e audiodescrição, vídeo em linguagem simples com todo o conteúdo do livro, E-book acessível com descrição de imagens e gráficos. Todos os formatos acessíveis estão disponíveis para acesso no dia do lançamento.

A edição também traz recursos físicos já utilizados pela WVA Editora: a capa contará com um QR Code em relevo para acesso direto aos formatos acessíveis, e a encadernação em wire-o que facilita o manuseio por pessoas com deficiência motora.

Sobre Claudia Werneck

Única escritora brasileira recomendada por UNESCO e UNICEF, e idealizadora da Escola de Gente, Claudia Werneck é jornalista, ativista, empreendedora social, palestrante e consultora internacional, tendo recebido mais de 100 premiações e reconhecimentos pelo mundo. Claudia tem 14 livros publicados (WVA Editora) em português, inglês e espanhol para crianças e pessoas adultas sobre direitos humanos, inclusão e acessibilidade, com mais de 500 mil livros vendidos. Sua obra “Sociedade Inclusiva. Quem cabe no seu TODOS?” é referência internacional.

Serviço
Lançamento do livro “Tia Zilda – Histórias de Inclusão”
Abertura: Roda de conversa com acessibilidade abre o evento, tendo como convidada de honra a senadora Mara Gabrilli
Data: 26 de maio de 2025 (segunda-feira)
Horário: 19 horas
Local: Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149, São Paulo (SP)