quinta-feira, dezembro 5 Notícias do Brasil e do Mundo, 24h por dia

“Brasil”, dos Ratos de Porão, e “Antes do Fim”, da Dorsal Atlântica, ganham relançamento em vinil

Dois álbuns essenciais do punk e metal brasileiros ganham novas edições pela Rocinante Três Selos.

O projeto Rocinante Três Selos relança em vinil dois discos fundamentais para os fãs de metal e punk: “Antes do Fim”, da Dorsal Atlântica, e “Brasil”, dos Ratos de Porão. Os álbuns capturam o espírito de rebeldia e frustração que marcou os 1980, abordando temas como preconceito contra minorias, desigualdade social, violência e corrupção – continuando mais necessários do que nunca. Os lançamentos já estão disponíveis no site do projeto https://www.rocinantetresselos.com.

A nova edição de “Antes do Fim”, original de 1986, é em vinil vermelho 180g e inclui capa dupla, envelope com letras e texto do jornalista e escritor Bento Araujo, autor da série de livros Lindo Sonho Delirante. Já a reedição de “Brasil”, lançado em 1989, é em vinil duplo vermelho 180g, capa dupla e inclui reprodução do encarte/poster original e de diversos materiais impressos da época (releases, mapa de palco e foto promocional). O disco extra contém demos e uma faixa inédita.

“Antes do Fim”, o primeiro LP da Dorsal Atlântica, é um marco pioneiro na fusão do metal com o punk e o hardcore no país. É também a Pedra de Roseta do metal brasileiro, cujo conteúdo foi crucial para a compreensão do rock pesado produzido no país — no repertório, nove temas furiosos, letais e velozes como nada feito até então. As letras abordavam tópicos como “as minorias raciais e a má interpretação da música em mentes distorcidas”. Destaque para “Guerrilha”, “HTLV-3”, “Joseph Mengele” e “Morte aos falsos”.

Três anos depois, em 1989, os Ratos de Porão soavam letais em “Brasil”, seu primeiro disco gravado no exterior. As letras de João Gordo para o disco permanecem extremamente atuais, como entregam os títulos das composições: “Amazonia Nunca Mais”, “Retrocesso”, “S.O.S. País falido”, “Crianças sem Futuro”, “Farsa Nacionalista”, “Porcos Sanguinários”, “O Fim”, “Máquina Militar” e “Terra do Carnaval”, entre outras. Três faixas se tornaram hinos instantâneos do Ratos: “Aids, Pop, Repressão”, “Beber até Morrer” e “Plano Furado II”.

As novas edições oferecem uma oportunidade para reviver a brutalidade e a honestidade dessas duas bandas que marcaram o punk e o metal brasileiros. É hora de resgatar esses sons que, mais de três décadas depois, ainda têm o poder de incomodar e de fazer pensar. “Antes do Fim” e “Brasil” estarão disponíveis em 04 de dezembro, exclusivamente no e-commerce rocinantetresselos.com.

Tracklist “Antes do Fim”
Dorsal Atlântica
1986/2024

LADO A
A1. Caçador da noite (3:02)
A2. HTLV-3 (4:57)
A3. Álcool (5:15)
A4. Depressão suicida (3:32)
A5. Vorkuta (3:13)

LADO B
B1. Joseph Mengele (3:33)
B2. Guerrilha (4:22)
B3. Inveja (4:44)
B4. Morte aos falsos (3:43)

Tracklist “Brasil”
Ratos de Porão
1989/2024

LADO A
1. Amazonia Nunca Mais
2. Retrocesso
3. Aids, Pop, Repressão
4. Lei do Silêncio
5. S.O.S. País Falido
6. Gil Goma
7. Beber Até Morrer
8. Plano Furado II
9. Heroína Suicida

LADO B
1. Crianças sem Futuro
2. Farsa Nacionalista
3. Traidor
4. Porcos Sanguinários
5. Vida Animal
6. O fim
7. Máquina Militar
8. Terra do Carnaval
9. Herança

LADO C
1. Sem Nome
2. Crianças sem Futuro
3. Farsa Guidable
4. S.O.S. País Falido
5. Heroína Suicida

LADO D
1. Gil Goma e Crianças
2. Máquina Militar
3. Terra do Carnaval
4. Lei do Silêncio
5. Aids, Pop, Repressão
6. Só Pensa em Matar

Projeto Rocinante Três Selos

A paixão pelo vinil uniu, em novembro de 2023, três grandes nomes do mercado nacional em uma colaboração inédita: a fábrica Rocinante, localizada em Petrópolis, a Três Selos, renomada por sua seleção especial de lançamentos em vinil, e a Tropicália Discos, uma loja icônica do Rio de Janeiro com mais de 20 anos de expertise na divulgação da música brasileira.

Essas referências do setor se juntam para apresentar, com excelência, algumas das obras mais marcantes da música brasileira, incluindo artistas consagrados como Chico César, Gilberto Gil, Pabllo Vittar, Zeca Baleiro, Djavan, Hermeto Pascoal, Novelli, Tulipa Ruiz, Céu, BaianaSystem, entre outros. Com um projeto gráfico inovador e utilizando as melhores prensas de vinil do país, essa parceria promete elevar ainda mais a música brasileira, celebrando sua riqueza e diversidade em cada lançamento.