sexta-feira, agosto 22Notícias do Brasil e do Mundo, 24h por dia
Shadow

AVA Galleria apresenta a Semana do Design 2025 na Bela Bienal, no Cable Factory, Finlândia, trazendo a criatividade da  arte e do design brasileiros

Artes

O design e a arte brasileira ganham projeção internacional na Bela Bienal Design 2024, que acontece de 23 a 30 de agosto no Cable Factory, em Helsinki, Finlândia. A delegação brasileira apresenta uma seleção diversificada que abrange desde tradições artesanais ancestrais até propostas conceituais contemporâneas, demonstrando a riqueza e pluralidade da produção criativa nacional.  

DESTAQUES DA PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA

 Luminárias Piauí – Beth Hargreaves.  O projeto, resultado da colaboração entre a designer Beth Hargreaves e a Trapos & Fiapos, fábrica artesanal da zona rural do Piauí, homenageia os povos originários tupi-guarani. A expressão “piau-i” (peixes pintados e água) inspirou bases em madeira Tauari que reproduzem peixes piaus, combinadas com tapeçaria tecida à mão em teares

 tradicionais, utilizando algodão e fibras naturais de taboa e buriti. 
Abajur Poulet – Pamela Cantelmi (La Poltrona Studio) e Laura Fiore Criação de 2023 da série WIND, com estética natural e orgânica. Base cerâmica artesanal de acabamento rústico (queima em alta temperatura) e cúpula em fibra natural de sisal com trançado aberto. Conceito de sustentabilidade através do reaproveitamento de sobras de produção. 

 Série Vagens – Ellis Monteiro Conjunto de cinco peças em cerâmica (2025) que exploram horizontalidade através da técnica ‘pinch pot’. Modeladas em massa escura com acabamento interno em esmalte branco mate para uso utilitário. 

 “É frágil, amor.” – Thaís Mor Travessa-escultura da série “Manual do Amor” em cerâmica disruptiva poética. Argila marfim queimada a 1.230°C com quebra profunda lateral e ouro fundido nas fissuras.   

Coleção “as Cracas” – Rosalva Inspirada nos crustáceos marinhos dos arrecifes de Recife, a série inclui bowls, cachepots e vasos em cerâmica de alta temperatura (1240°C). Cores: ébano, verde mar e urucum.A coleção traduz memórias da infância da ceramista nos arrecifes pernambucanos. 

Coleção “Frutos do Nordeste” – Rosalva Homenagem à infância no Agreste Pernambucano com esculturas inspiradas em jaca, jerimum e cabaça. Peças em cerâmica de alta temperatura, variando de pequenas esculturas (300g) até travessas maiores. A jaca, considerada “fruta da resistência” nordestina, ganha dimensão artística através do olhar poético da ceramista. 
 SOBRE A BELA BIENAL DESIGN 2025
A Bela Bienal Design é reconhecida internacionalmente como importante plataforma de intercâmbio cultural e comercial no setor de design. O Cable Factory, complexo cultural de Helsinki, receberá visitantes e compradores de diversos países, oferecendo vitrine privilegiada para criadores emergentes e estabelecidos.

 IMPACTO CULTURAL E SOCIAL 

 A participação brasileira destaca-se pelo equilíbrio entre preservação de tradições ancestrais e inovação contemporânea. Os projetos mostram tendências crescentes no design mundial: sustentabilidade, autenticidade cultural e responsabilidade social. As parcerias apresentadas fortalecem economias locais, valorizam conhecimentos tradicionais e garantem continuidade de técnicas artesanais. 

SERVIÇO
Evento: Bela Bienal Design 2025 
Datas: 23 a 30 de agosto de 2025
Local: Cable Factory, Helsinki, Finlândia 
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Realização: AVA Galleria   @avagalleria.rio

SOBRE OS ARTISTAS
Beth Hargreaves: Designer especializada em projetos que valorizam tradições culturais brasileiras. Instagram (@doisaoquadrado.di)
La Poltrona : Pamela Cantelmi: Fundadora do La Poltrona Studio, desenvolve peças que unem funcionalidade e poesia.
Laura Fiore: Ceramista parceira de criação, especialista em técnicas artesanais de alta temperatura. Instagram (@lapoltronastudio)
Ellis Monteiro: Ceramista contemporânea que explora formas orgânicas através de técnicas tradicionais. Ellis Monteiro (@ellis__monteiro) 
Thaís Mor: Artista visual especializada em cerâmica disruptiva com narrativas poéticas. Instagram (@thaismoratelier) 
Rosalva: Ceramista nordestina que traduz memórias regionais em objetos de arte contemporânea  (@rosalva.arte)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *