Artes

O Instituto Diego Mendonça, localizado no centro histórico de São João del-Rei, MG, apresenta a Exposição ‘Passo a passo’, do pintor, grafiteiro e artista plástico paulista Anderson Hope. A exposição de Hope está aberta ao público até o dia 22 de novembro, de segunda a sábado, das 9h às 18h, no espaço do Instituto, localizado na tradicional rua Santo Antônio, 13, com entrada gratuita.
“O trabalho de Hope é surpreendente, poético, de fácil interpretação e tem um apelo muito forte para as crianças”, afirma o Curador da Exposição – Mestre em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade pela UFSJ – Diego Mendonça, destacando que a vinda de Hope a São João del-Rei reforça o objetivo do Instituto de divulgar e fomentar a arte entre o público infantil e juvenil da região.
São João del-Rei é uma das mais antigas cidades mineiras que compõem o Circuito da Estrada Real e é mundialmente conhecida por tradições, orquestras e igrejas seculares. “Trazer Hope para nossa cidade é uma forma de afirmar que a arte não tem fronteiras. Que o barroco, o grafite, o dourado e o rústico, o altar e o muro, podem conversar”, afirma Diego Mendonça, conhecido nas principais galerias do país. “São João del-Rei é uma cidade de memórias, mas também de possibilidades. E abrir suas portas para o grafite é reconhecer que a tradição só permanece viva quando dialoga com o novo”, acrescenta.
Além da exposição “Passo a passo”, Hope vai grafitar um dos espaços públicos de São João del-Rei. Na agenda do instituto estão previstos também outros artistas independentes e grafiteiros, de renome nacional e internacional, que farão demonstrações em escolas, visitas guiadas e oficinas gratuitas com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. “Acreditamos no impacto e na transformação de vidas por meio da arte, da fé e da tecnologia”, diz Diego.
SOBRE O CURADORDiego Mendonça tem mais de 80 exposições, tanto individuais como coletivas, incluindo participações em locais renomados como a Sede da ONU em New York, o Louvre em Paris, o Consulado do Brasil em New York, Paris e em Versalhes, na França. As obras de Diego Mendonça são inspiradas em cenas do cotidiano, na natureza, na música e na literatura. “Quando vejo a arte de Hope, eu me reconheço, volto às memórias costuradas de minha história. Ele traduz nas cores do spray o mesmo desejo que me moveu desde cedo – o de transformar o que é concreto e duro em beleza, em expressão, em vida. TEXTO CURATORIAL
Passo a passoPor que trazer um grafiteiro de rua como Andy Hope — nascido e criado na periferia de São Paulo — para expor em uma cidade tricentenária como São João del-Rei, berço do barroco e da obra de Aleijadinho? À primeira vista, pode parecer uma contradição. Mas esse encontro não é ruptura: é reencontro.
Passo a passo, a exposição desenha um percurso para a sustentabilidade, entre territórios de memória e fé. O trabalho de Hope nasce em muros, em superfícies ásperas e improvisadas; no entanto, quando observamos suas camadas de cor, percebemos um mesmo impulso humano que atravessa séculos de arte sacra e popular: o desejo de narrar, transformar e tocar.
Cada peça da mostra é um passo — um gesto de construção que costura experiências: o grafite dialoga com o dourado do altar, o jato do spray responde ao barroco, o rústico encontra o sagrado. Não se trata apenas de sobrepor estilos, mas de escutar afinidades. O passo a passo revela como formas distintas partilham a mesma urgência: contar histórias sobre quem somos, de onde viemos e para onde caminhamos.
Trazer Hope a São João del-Rei é também um ato de reparação e reconhecimento. É afirmar que os discursos periféricos habitam o centro da criação quando lhes damos visibilidade — que a tradição se renova quando se abre ao novo. Aqui, a cidade não recebe apenas obras; acolhe trajetórias, amplia narrativas e oferece possibilidades.
Convido o público a percorrer essa sequência de gestos e cores: caminhar passo a passo, deixar que o olhar crie pontes e que a experiência transforme qualquer distância em diálogo.
Diego Mendonça
Curador — Instituto Diego Mendonça. Mestre em Artes, Urbanidade e Sustentabilidade pela Universidade Federal de São João del-Rei. Pós graduando em Arteterapia. Bacharel em Direito e Teologia.
SOBRE O INSTITUTO DIEGO MENDONÇAO Instituto Diego Mendonça nasceu de um sonho: unir arte, fé e tecnologia para transformar vidas!
Mais do que um projeto cultural, é um movimento de evangelização e inclusão social. Seu propósito é oferecer oportunidades para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, mostrando que a arte também é um caminho de dignidade e futuro.
Com a sua atuação em três pilares — Arte e Cultura, Educação e Tecnologia, e Evangelização e Impacto Social — busca ser uma ponte para que a criatividade de cada um floresça. PARA MAIS INFORMAÇÕES
Assessoria de Imprensa Instituto Diego Mendonça: Paula Ramagem (21) 99506-7999@andyhoup – Instagram do artista @institutodiegomendonca – Instagram do Instituto
