
A tradicional Lavagem do Bonfim acontece na próxima quinta-feira (15) em um cortejo de cerca de 8 quilômetros, que parte da Igreja da Conceição da Praia até a Colina Sagrada. Para quem vai participar da caminhada, é fundamental estar atento aos cuidados com a saúde, especialmente do coração, já que as altas temperaturas podem representar risc
O calor intenso favorece a desidratação e pode provocar elevação da pressão arterial e da frequência cardíaca, aumentando o risco de infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
De acordo com o médico cardiologista e vice-presidente da Associação Bahiana de Medicina, Dr. Nivaldo Filgueiras, esse cuidado deve ser ainda maior para pessoas sedentárias ou que não têm o hábito de praticar atividades físicas. “Antes de participar de eventos desse porte, é importante que a pessoa esteja com a consulta médica em dia, seja com o cardiologista ou com o clínico geral, além de ter realizado os exames de rotina”, orienta.
O especialista destaca ainda a importância de medidas simples, mas essenciais, como manter-se bem hidratado, usar barreiras físicas para proteção contra o sol, como chapéu e óculos escuros, e optar por refeições leves ao longo do dia.
Durante o evento, alguns sinais de alerta não devem ser ignorados. “Dor no peito que pode irradiar para o braço, costas ou queixo; sensação estranha na garganta; tontura; dor de cabeça e batimentos cardíacos acelerados são sintomas que podem indicar infarto ou AVC e exigem atendimento imediato”, alerta o médico.
Para garantir assistência à população, a Prefeitura de Salvador disponibilizará um módulo assistencial ao lado da Colina Sagrada, que funcionará das 7h às 21h. Além disso, ambulâncias acompanharão todo o trajeto do cortejo, e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ficarão de prontidão para dar suporte em caso de eventualidades.
