sábado, janeiro 24Notícias do Brasil e do Mundo, 24h por dia
Shadow

ABADEF realiza 4ª Edição do Baile da Inclusão em 2026 e reforça a luta por um Carnaval acessível na Bahia

Será realizado no dia 31 de janeiro, a 4ª Edição do Baile da Inclusão da Associação Baiana de Deficientes Físicos (ABADEF), um dos eventos mais representativos do calendário de inclusão e acessibilidade do Carnaval baiano. A programação acontece a partir das 14h, na sede da ABADEF, reunindo pessoas com deficiência, familiares e apoiadores da causa.

O Baile se consolida como um espaço de celebração, visibilidade e afirmação de direitos, promovendo o acesso ao lazer, à cultura e ao turismo de forma inclusiva.

Nesta edição, o evento contará com o concurso do Rei e da Rainha do Bloco Me Deixe à Vontade, que pela primeira vez será realizado em duplas, reforçando a ideia de parceria, diversidade e protagonismo das pessoas com deficiência. Ao todo, sete duplas formadas por associados da ABADEF disputarão o título, avaliadas por jurados convidados, entre eles Embaixadores da Acessibilidade e Inclusão, representantes dos setores público e privado comprometidos com a causa.

“O Baile da Inclusão é muito mais do que uma festa; é um espaço de visibilidade, pertencimento e afirmação de direitos. A cada edição, mostramos que as pessoas com deficiência têm o direito de ocupar todos os espaços, inclusive o Carnaval. O diferencial do concurso em duplas é justamente mostrar que ninguém caminha sozinho: ele representa apoio, diversidade e protagonismo compartilhado, valores que norteiam a nossa luta há 45 anos”, afirma Silvanete Brandão, presidente da ABADEF.

O Baile da Inclusão 2026 terá como madrinha do Bloco Me Deixe à Vontade a professora Tatiana Velloso, primeira-dama do Estado da Bahia, reconhecida por sua atuação em defesa das pessoas com deficiência. O governador Jerônimo Rodrigues será homenageado como padrinho do bloco, fortalecendo o diálogo institucional e o apoio às políticas públicas voltadas à inclusão. Após 12 anos, a ABADEF retoma a outorga do título de madrinha do bloco, reafirmando a importância de lideranças comprometidas com a pauta.

O evento conta com o patrocínio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR-BA) e das Voluntárias Sociais da Bahia, destacando o papel do poder público no fortalecimento do turismo acessível e na promoção de iniciativas que garantam o direito ao lazer para todos.

Mais do que uma festividade carnavalesca, o Baile da Inclusão é um ato político e social. A iniciativa evidencia a abrangência do trabalho desenvolvido pela ABADEF, estimula boas práticas de inclusão, combate o capacitismo e contribui para a construção de uma cultura de solidariedade, respeito e valorização da pessoa com deficiência na sociedade baiana.

Sobre a ABADEF:

Com 45 anos de atuação, a ABADEF é uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 1980, referência na defesa dos direitos, da cidadania e da inclusão social das pessoas com deficiência na Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *