sábado, março 29 Notícias do Brasil e do Mundo, 24h por dia

A Viven contribui para o cumprimento da Lei 10.639 com iniciativas de Educação Cidadã nas Escolas Públicas

Últimos dias para participar do Edital Viven 2025 e garantir uma parceria sem custos para escolas da rede pública em todo o Brasil!

A Lei 10.639, sancionada em 9 de janeiro de 2003, é um marco importante na educação brasileira, que estabelece a obrigatoriedade da inclusão da história e cultura africana e afro-brasileira nos currículos de todas as escolas de educação básica, tanto públicas quanto privadas. Seu principal objetivo é promover o respeito e a valorização da diversidade cultural, contribuindo para a formação de um entendimento mais profundo sobre a contribuição dos africanos e afro-brasileiros na construção da sociedade nacional.

Para muitas escolas, o cumprimento da Lei 10.639 representa um desafio significativo, que envolve a reestruturação do currículo e a formação continuada de professores para que possam abordar esses conteúdos de maneira contextualizada e adequada. É nesse cenário que a Viven – Cidadãos para um Amanhã Melhor – se destaca como uma aliada estratégica na implementação dessa legislação essencial.

A Viven, por meio de seu segundo Edital de Educação Cidadã, oferece às redes públicas de ensino a oportunidade de integrar a educação sobre a história e cultura afro-brasileira aos seus projetos pedagógicos, sem onerar financeiramente as instituições. A parceria com a Viven permite que as escolas beneficiadas recebam formação, suporte e acompanhamento individualizado, formando os educadores a trabalhar temas cruciais, como equidade racial, empatia e identidade, em conformidade com os preceitos da lei.

“A equidade racial e a inclusão da história e cultura afro-brasileira são temas indispensáveis na formação dos alunos. A Viven está aqui para auxiliar as redes de ensino a cumprirem essa legislação e promoverem uma educação mais inclusiva e representativa”, afirma Lina Wurzmann, fundadora e presidente da organização.

O edital da Viven está com inscrições abertas até 28 de março por meio do link https://viven.org.br/edital/, e a divulgação das redes selecionadas ocorrerá a partir de 11 de abril. Podem se inscrever redes públicas de todas as regiões do Brasil que atendem ao Ensino Fundamental II (6°, 7°, 8° e 9° anos), Ensino Médio (Regular ou Técnico), e Educação de Jovens e Adultos (EJA), tanto de escolas de tempo parcial quanto integral.

Depoimentos de educadores que já participaram da iniciativa ressaltam seu impacto positivo. Denilson Paizante, pedagogo e ex-secretário de Educação de Mantenópolis/ES, declara: “A parceria com a Viven enriqueceu nossas ações das leis étnico-raciais. O envolvimento dos professores, alunos e da comunidade foi fantástico, e indico fortemente a Viven para desenvolver esse trabalho nos municípios.” Pollyanna de Lima Freire, gestora das Escolas Técnicas Estaduais de Pernambuco, também compartilha sua experiência: “Acompanhar o projeto Viven foi transformador! Ver nossos alunos engajados em debates sobre racismo e cidadania, através de uma abordagem prática, foi inspirador.”

Além de oferecer formação contínua para professores, a Viven utiliza metodologias inovadoras que incorporam princípios da neurociência e da teoria dos jogos, abordagens que favorecem a aprendizagem ativa e envolvente. Com isso, a ONG já implementou sua metodologia em 407 escolas de 154 cidades do País e conta mais de 251.8 mil estudantes.

Sobre a Viven

A Viven é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a educação cidadã por meio de vivências realizadas em escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Em 2024, 17 redes de ensino espalhadas pelas cinco regiões do Brasil foram parceiras da Viven e adotaram suas vivências e atividades formativas que proporcionam reflexões profundas, a partir de jogos, dinâmicas e metodologias ativas, baseadas no sentir para transformar.