sexta-feira, fevereiro 28 Notícias do Brasil e do Mundo, 24h por dia

A ascensão do Clean Beauty: a nova era da estética naturalMovimento liderado por especialistas propõe procedimentos sutis e tecnologias avançadas para valorizar a individualidade, promovendo uma beleza autêntica e equilibrada.

Antes marcados por um ideal de beleza padronizado e transformações visíveis, os tratamentos estéticos hoje têm foco na sutileza e na preservação dos traços naturais. A naturalização dos procedimentos estéticos tem moldado uma nova percepção sobre beleza e autocuidado. Hoje, intervenções como preenchimentos e harmonizações faciais são apresentadas como extensões da rotina estética, muito além de “transformações radicais”.

Este tipo de procedimento também tem ganhado força no Brasil. Em pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) aponta um crescimento de 390% na busca por procedimentos estéticos no país. Ao todo, foram 1,2 mil entrevistados, o que revelou que aproximadamente 80% deles já haviam se submetido a algum procedimento não invasivo.

A busca pela beleza natural e equilibrada ganha um novo capítulo com a chegada do conceito Clean Beauty, desenvolvido pelo médico dermatologista Dr. Carlos Roberto Antonio. Este conceito propõe um olhar refinado sobre os procedimentos estéticos, priorizando técnicas sutis que iluminam a pele e realça traços suaves, sem excessos.

“Diferente da ideia de transformar ou modificar a fisionomia, o Clean Beauty valoriza a individualidade e a harmonia facial, utilizando pouca quantidade de preenchedores (como o ácido hialurônico) e tecnologias avançadas que preservam a essência de cada paciente.”, afirma Dr. Carlos Roberto Antonio.

Entre as tecnologias inovadoras utilizadas no Clean Beauty, destacam-se os produtos e tecnologias da Sky Derm e ToskaniMed, que oferecem procedimentos avançados para estimular colágeno e promover uma pele mais saudável e rejuvenescida sem alterar a identidade do rosto. Entre os produtos e procedimentos aliados dessa abordagem estão LhaLa Peel, ElaDerm, Silhouette e Lumicen.

“Tecnologias como o ElaDerm, uma radiofrequência microagulhada inovadora, estimula o colágeno, elimina gordura indesejada e ativam células-tronco com máximo conforto. Além disso, produtos como o Lhala Peel, queridinho dos famosos, oferecem uma pele hidratada, clean e com um glow natural.”, destaca o médico dermatologista, Lucas Basmage, um dos embaixadores da Clean Beauty.

Basmage ainda ressalta que no passado, o excesso de procedimentos levou à padronização estética, mas hoje o foco é resgatar a individualidade de cada pessoa.

Autenticidade sem filtros

A ideia dos especialistas é ir contra a tendência dos exageros e dos rostos padronizados por harmonizações faciais e filtros nas redes sociais. Em 14 de janeiro de 2025, o Instagram removeu todos os filtros de realidade aumentada criados por usuários e marcas.

O médico dermatologista e cirurgião dermatológico Alessandro Alarcão, um dos embaixadores do Clean Beauty, ressalta que as redes sociais, que antes funcionavam como motor para a popularização da harmonização facial, agora também desempenham papel crucial em sua derrocada.

“A remoção dos filtros reflete um movimento global em direção à valorização da beleza real. Isso impacta diretamente o mercado estético, pois reforça a tendência de tratamentos que buscam realçar e preservar os traços naturais, ao invés de criar rostos padronizados”, destaca o dermatologista.

O fim dos filtros excessivamente editados nas redes sociais se conecta diretamente à tendência de naturalização da estética. Assim como os procedimentos estéticos estão sendo adaptados para realçar os traços naturais em vez de transformá-los drasticamente, a maneira como as pessoas se apresentam nas redes sociais também está se afastando de um padrão artificial.

Entretanto, antes da remoção dos filtros de beleza, muitos influenciadores já optaram por postar fotos e vídeos sem edições evidentes, como é o caso de Virginia Fonseca, 25. A influenciadora, que já é conhecida pelos procedimentos estéticos já feitos, recorreu à naturalização no último ano. Virginia que foi adepta a harmonização facial durante alguns anos, surpreendeu ao optar pela técnica da naturalização facial.

“Diversos influenciadores e figuras públicas estão optando por um visual mais natural, incentivando uma aceitação maior das imperfeições e singularidades de cada rosto. Isso reflete uma mudança de mentalidade, que parece estar se distanciando da busca por uma beleza esteticamente perfeita para valorizar mais a autenticidade e saúde.”, comenta Alarcão.

O conceito Clean Beauty propõe uma abordagem consciente, sustentável e ética na dermatologia estética, priorizando procedimentos seguros, tecnologias avançadas e resultados naturais. A iniciativa busca aliar inovação científica com práticas que respeitam a saúde do paciente e o meio ambiente, uma tendência que vem ganhando força mundialmente.

Lançamento do conceito Clean Beauty

O lançamento oficial do conceito foi realizado durante o evento Trends 2025, que aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro na Clínica Pelle Medical Center, em São José do Rio Preto. O evento reuniu um seleto grupo de especialistas da área, incluindo médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos que já são embaixadores do Clean Beauty: Dr. Alessandro Alarcão, Dr. Lucas Basmage, Dr. João Roberto Antonio, Dr. Carlos Bautzer, Dra. Shirley Nogueira, Dra. Zeisa Hohl, Dr. Guilherme Machado e Dra. Lívia Trídico. O evento foi um marco para a dermatologia estética, trazendo discussões sobre a nova abordagem e apresentando demonstrações das técnicas inovadoras.

Dermatologista Alessandro Alarcão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *