Artes

A artista brasileira Giovanna Gomes está realizando em Nova York o projeto Superfícies Ocultas: Geografia do Invisível, uma residência transformadora que resultará em uma exposição individual, com apresentação e avaliação de curadores de diferentes instituições e celebração com a presença do público geral.
O programa de Residência de artistas é organizado por New York Contemporary Art Society e Saphira Ventura Gallery, incluindo pesquisas e consultoria de marketing e carreira artística . A curadoria é de Alcinda Saphira.
Giovanna Gomes é uma artista visual brasileira cuja prática revela uma inquietação intelectual e poética, que se desdobra em uma profunda exploração das camadas invisíveis do mundo. Por meio da fotografia, ela transforma elementos naturais e cotidianos em narrativas visuais que oscilam entre o real e o imaginário, criando um universo de fascínio e contemplação. Enraizada em suas origens no Nordeste do Brasil, sua obra transcende fronteiras geográficas e conceituais, guiada por uma perspectiva que se envolve com a riqueza cultural de sua herança ancestral, a dinâmica da vida urbana e os processos ocultos da natureza. Sua prática combina fotografia observacional com experimentação em estúdio, através de uma lente profundamente intuitiva e investigativa.
Sobre o Projeto
Occult Surfaces é uma investigação fotográfica sobre o que se encontra por baixo e além do aparente. Baseia-se no interesse contínuo de Giovanna pelo potencial poético e político da abstração, agora expandido para o ambiente urbano em camadas e texturas da cidade de Nova York. Este projeto parte de uma linguagem visual desenvolvida nas paisagens do Nordeste do Brasil, onde Giovanna passou anos trabalhando em estreita colaboração com pedras, água, pigmentos e movimento: muitas vezes sozinha, em silêncio, construindo imagens a partir da solidão e da intimidade material. Sua fotografia ali não era documental, mas observacional em um sentido radical: fundamentada na presença, no tempo e na vontade de ver o que resiste à visibilidade.
Superfícies Ocultas não se trata apenas de ver a cidade – trata-se de sentir suas texturas, suas ausências, seus detalhes esquecidos. Giovanna usa a abstração como uma forma de resistência poética ao rápido e superficial.
Esta residência faz parte de um programa que apoia artistas internacionais no desenvolvimento de novos trabalhos e na sua exibição por meio de uma exposição individual em Nova York.
Residência: 24/08 a 15/09
Local: Saphira & Ventura Gallery
SAPHIRA & VENTURA GALLERY – NEW YORK
Assessoria de Imprensa Paula Ramagem
4 W 43rd Street, Suite 416 – New York, NY – 10036
[email protected]
Instagram: https://www.instagram.com/saphiraventuragallery/
Assessoria de ImprensaPaula Ramagem21 99506-7999