sábado, novembro 23 Notícias do Brasil e do Mundo, 24h por dia

Duda Andrade se consolida como um dos maiores músicos de gravação do país

Músico acumula 6 Grammys e mais de 3,9 bilhões em streams ao longo de mais de 20 anos de carreira.

O jovem Eduardo Felipe Andrade, natural de Florianópolis (SC), talvez não acreditasse, lá em 2003, que se tornaria um dos maiores músicos do país. Duda Andrade, como é conhecido do grande público, acumula 6 Grammys em sua carreira, que se iniciou na banda Quatro por Um (2003 – 2016), e mais de 3.9 bilhões de streams nas plataformas digitais.

Autodidata, aos oito anos aprendeu a tocar violão. Na adolescência, estudou Teoria Musical e Violão Popular pela Casa da Cultura de Joinville (SC). Desde então, busca se aprimorar, assimilando as tendências do mercado musical constantemente.

Ao longo dos 13 anos na banda Quatro por Um, lançou 8 álbuns, com destaque para os projetos “4 por 1”, que marcou a estreia na gravadora MK Music, e “Um Chamado”, que alcançaram Disco de Ouro e Disco de Platina com o CD “De Volta à Inocência”. Outro feito da banda foi vencer o prêmio Troféu Talento em 2008, na categoria Melhor Banda.

Dos tempos na banda Quatro por Um, Duda se mostra grato pela experiência: “Os anos de Quatro por Um foram maravilhosos. Foi um verdadeiro presente de Deus poder unir o meu amor pela música e pelo meu chamado, vivendo essa aventura ao lado dos meus companheiros e irmãos para a vida toda. Fora o privilégio de ter conhecido tantas pessoas especiais, ter viajado pelo Brasil inteiro e ter participado de uma escola musical incrível. Guardo essa experiência em um lugar muito especial em meu coração”, afirma.

Paralelamente ao Quatro por Um, se desenvolveu como guitarrista de gravações e produtor musical. Atuou em diversos álbuns de grandes nomes da música gospel, como Aline Barros (Aline Barros e Cia e Reino), Fernanda Brum (Da Eternidade e Som da Minha Vida), Kleber Lucas (Profeta da Esperança) e Anderson Freire (Seguir Teu Coração). Todos esses projetos ganharam o Latin Grammy como melhor álbum de música cristã em língua portuguesa.

Além dos 6 Latin Grammys conquistados, Duda ainda coleciona indicações no prêmio com os projetos: Aline Barros “30 Anos Vol. I”, Anderson Freire “Ao Vivo”, Eyshila “Jesus, O Brasil Te Adora”, Jozyanne “Eu Quero ir Pra Lá”, Regis Danese “Compromisso” e Fernanda Brum “Cura-Me”.

“Os Grammys são um marco e um reconhecimento fantástico, o maior deles para um artista musical, mas a verdade é que eu sempre gravei com amor e fiz o melhor que pude em todos os projetos que participei. Você nunca sabe se o álbum que está gravando naquele momento será um campeão de vendas, então tudo o que pode fazer é contribuir com a produção da melhor forma possível, deixando algo memorável ali”, conta Duda, que reforça: “Me apaixonei pelo estúdio ainda morando no Sul. Fui cativado pela emoção de entregar ideias musicais no calor do momento, praticamente compondo arranjos de guitarra em tempo real. Como comecei a gravar ainda muito novo e o sucesso do Quatro por Um me impulsionou nessa área, logo me vi gravando para os maiores artistas, produtores e gravadoras da música cristã brasileira”.

Outra marca impressionante alcançada são os expressivos números de streams nos projetos em que Duda Andrade participou, como os das cantoras Gabriela Gomes – 600 milhões de streams com o single “Deus Proverá”, Jefferson e Suellen – 200 milhões de streams no single “Vem me buscar” e Midian Lima – 600 milhões de streams com o single “Não Pare”. Em pouquíssimo tempo, Duda ultrapassará os 4 bilhões de streams em sua carreira como músico de estúdio, o que será um feito incrível.

Casado desde 2012 com Marcelle Fragale, é pai de Vicente, Lorenzo e Benicio. O casal tem forte atuação como pastores locais na Nova Igreja, localizada na Barra da Tijuca (RJ), onde atuam no ministério de jovens e música desde 2007. “Servir na igreja local é participar do avanço do reino de Deus e desenvolver pessoas para que elas encontrem o seu maior nível de contribuição. Faço isso desde a minha adolescência e não me vejo deixando de fazer. Não tem como você seguir Jesus se não estiver amando e servindo o próximo”, finaliza Duda Andrade.