sexta-feira, novembro 22 Notícias do Brasil e do Mundo, 24h por dia

Jurista e teólogo Adriano José de Oliveira lança obra revolucionária sobre o divórcio à luz da Bíblia

O jurista e hermeneuta bíblico (estudioso das escrituras sagradas), Adriano José de Oliveira acaba de lançar o livro “Soluções Bíblicas para o Dilema do Divórcio”, uma obra que promete reformular a visão cristã tradicional sobre o divórcio. Com abordagem que reúne uma análise histórica, jurídica e exegética, o autor desafia conceitos já estabelecidos na sociedade e convida líderes religiosos e leitores em geral a uma profunda reflexão sobre o tema.

Motivado por uma transformação pessoal e espiritual ao observar mudanças nas posturas das igrejas cristãs, Adriano se propôs a investigar se as igrejas estavam corretas ao revisar suas abordagens sobre o divórcio.

“Eu havia lido em um manual de determinada Igreja que vigorou até 1995 que se houvesse um divórcio por parte de um membro sem que o adultério fosse a causa, marido e mulher deveriam ser excluídos do rol de membros. Cinco anos mais tarde este mesmo manual foi modificado para admitir uma posição bem diferente da que está em vigor até hoje. Então me veio uma pergunta: a Igreja estava errada antes, quando era mais rígida em não admitir o divórcio ou estava errando agora em ser mais complacente em relação ao assunto? Empreendi uma pesquisa baseada na história e minhas buscas desaguaram num oceano de informações que eu não conhecia, levando-me a concluir que aquela Igreja havia evoluído e que eu estava equivocado na posição que até então eu mantinha”, explica o autor.

O trabalho levou mais de quatro anos em aprofundamentos, pesquisas, leituras e um mergulho intenso do escritor no tema. O livro está fundamentado em uma análise da bíblia, com aspectos sociais, históricos, linguísticos e jurídicos, propondo a quebrar antigos paradigmas e explicar o assunto conforme os embasamentos cristãos.

“Definitivamente a bíblia não proíbe o divórcio. Uma análise mesmo superficial de Deuteronômio 24:1-4 é o suficiente para demonstrar que divórcio e novo casamento não são proibidos pela Bíblia, senão como forma de punição para crimes sexuais e contra a honra. Desejo que esse livro seja a luz necessária para que entendamos que o divórcio não é um pecado para o qual não tem perdão. E que possa eliminar por completo as incidências de casamentos falidos que funcionam como uma espécie de prisão perpétua para a manutenção de inocentes, que não possuem meios de recuperar a harmonia de um matrimônio que não mais existe ou não faz mais sentido existir”, detalha.

O leitor de “Soluções Bíblicas para o Dilema do Divórcio” será desafiado a repensar sobre o tema ao visitar as conclusões embasadas em uma análise detalhada das escrituras. “O leitor se surpreenderá ao perceber que o tema em questão, na forma em que vem sendo ensinado ao longo de quase vinte séculos, está permeado de erros absorvidos pelo cristianismo cujos equívocos vêm sendo defendido como se verdade fosse e esses enganos são desfeitos pela análise histórica, religiosa e técnica das escrituras que é feita nas três partes em que a obra se divide”, pontua Adriano.

Serviço:

SOLUÇÕES BÍBLICAS PARA O DILEMA DO DIVÓRCIO

Adriano José de Oliveira

Editora Autografia

202 p.

14 x 21 cm

ISBN 978-85-518-6852-2