
Pioneiro no Brasil, evento reúne produções independentes de mulheres em jogos
Nos próximos dias 29 e 30 de novembro, mulheres desenvolvedoras de jogos terão um espaço para formação, trocas e visibilidade de seus trabalhos. O “Fórum Joga Juntas 2025”, promovido pelo Instituto Bacae, vai oferecer gratuitamente uma programação que reúne palestras, oficinas, painéis, além de uma mostra de jogos materiais (boardgames) e digitais liderados por mulheres.
Esta iniciativa é pioneira no Brasil. O evento, nos dois dias, acontece a partir das 14 horas na sede do Bacae, no Setor Sul. Toda a programação é gratuita e os ingressos devem ser retirados na plataforma Sympla (neste link: linktr.ee/bacae). Esta ação faz parte do projeto de manutenção do Instituto Bacae, realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. O evento conta também com apoio institucional do edital do ecossistema goiano de inovação do SEBRAE/GO.
Com curadoria de Michelle Santos, a mostra será uma exposição de jogos independentes criados por mulheres. Serão apresentados ao menos cinco jogos materiais (tabuleiro ou cartas) e cinco jogos eletrônicos. A exposição será interativa, com possibilidade do público experimentar os jogos no local. A classificação é livre para o público visitante, que pode acessar a exposição no dia 29, das 14h às 21h e, no dia 30 de novembro, das 14h às 19 horas.
A curadora sublinha a importância da iniciativa para incentivar a atuação de mulheres no desenvolvimento de jogos. “Nossa curadoria privilegia a diversidade de projetos para quebrar estereótipos do que seria o “olhar feminino”, mostrando mulheres em várias posições criativas dentro da equipe de criação de jogo. Com essa curadoria pretendemos contribuir não só com a valorização das criadoras, mas também com o estímulo à criação de jogos em Goiás e no Brasil, aproximando o público goiano com a produção local”, compartilha.
Formação e encontro

O evento ainda aposta na formação e no encontro de mulheres desenvolvedoras de jogos. “Ao oferecermos ações de aprendizados e diálogo, motivamos as mulheres a impulsionar seus projetos de jogos como protagonistas e, no caso de mulheres iniciantes na área, a dar vida àquelas ideias que estavam guardadas, esperando uma oportunidade para serem colocadas em prática. As atividades formativas do evento se conectam com a missão do Bacae: inspirar!”, comenta Ingrid Costa, presidente do Bacae.
Nos dois dias do evento o Fórum promove uma série de palestras. No dia 29 de novembro, às 20 horas, Mika Fran vai realizar a palestra sobre “Aplicação de Acessibilidade em Jogos”. Às 16 horas, Michelle Santos, do Ritus Studio, vai falar sobre financiamento de projetos de jogos. O primeiro dia também terá um painel sobre produção de jogos indie, com depoimentos das expositoras.
No dia 30 de novembro, entre 14 e 18 horas, mulheres da GAMEGO promovem o 5º Encontro Mulheres nos Jogos Goiás. Neste dia, também com apoio da GAMEGO, será realizada uma palestra sobre jogos materiais na educação, com Caroline Costa Prado. No segundo dia, a visitação, a mostra e todo o evento se encerra às 19h.
SERVIÇO: Fórum Joga Juntas
Datas: 29 e 30 de novembro (sábado e domingo)
Local: Sede do Bacae (Av. Cora Coralina, Setor Sul)
Horário: 14h às 21h (29/11) e 14h às 19h (30/11)
Inscrições: pela plataforma Sympla, neste link: linktr.ee/bacae
Mais informações:
https://www.instagram.com/bacae/
Fotos em alta: https://drive.google.com/drive/folders/1Cbw-ZBu1tF11Nv-Vz17__j3TBFCjy8e1
