quinta-feira, maio 29 Notícias do Brasil e do Mundo, 24h por dia

Artista neurodivergente Augusto Mangussi expõe obra no Congresso Jornada do Autismo, em Brasília

Aos 18 anos, jovem goiano leva sua arte ao principal congresso sobre TEA do país e apresenta também sua linha de lenços autorais com estampas exclusivas

O jovem artista goiano Augusto Mangussi, de 18 anos, que se destaca por sua expressão visual única e sensível, irá expor sua obra no Congresso Jornada do Autismo, que acontece nos dias 31 de maio e 1º de junho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).
Com traços espontâneos e uso marcante de cores, a arte de Augusto transita entre o figurativo e o intuitivo, traduzindo cenários do cotidiano em atmosferas emocionais e poéticas. Sua obra tem sido reconhecida por representar de forma potente o olhar neurodivergente na arte contemporânea.

A participação no congresso reforça a importância de dar visibilidade à produção artística de pessoas autistas, não apenas como forma de inclusão, mas como reconhecimento da potência criativa e da diversidade de perspectivas que enriquecem o campo cultural brasileiro.

O Congresso Jornada do Autismo é um dos maiores eventos sobre o tema no país, reunindo palestrantes de renome e oferecendo uma imersão em conhecimento multidisciplinar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A programação inclui palestras, oficinas e espaços de convivência voltados à capacitação de profissionais, famílias e interessados em compreender o universo do autismo sob diferentes olhares.

Marca de lenços

Augusto lançou, durante a FARGO 2025, sua linha de lenços autorais, que exploram uma estética que une o figurativo ao abstrato, transitando por símbolos religiosos, natureza e paisagens. As estampas trazem suas obras e foram adaptadas para tecidos fluidos, criando uma conexão direta entre obra e movimento. Um convite ao toque, à experimentação e ao uso criativo.

“O resultado é uma linha de lenços que materializa a proposta de “arte que se veste” e inaugura a sua entrada no mercado de moda com um forte discurso de inclusão, autonomia criativa e representatividade neurodivergente”, explica a mãe do artista, Larissa Lafaiete.

Augusto Mangussi

A trajetória de Augusto Mangussi tem ganhado reconhecimento por sua força estética e também por seu impacto social. Em 2019, aos 14 anos, o artista teve sua primeira obra selecionada para a REDDOT, na Semana de Arte de MIAMI. Em 2023, foi destaque na ExpoArt SP e em 2024 e 2025 participou da FARGO, expandindo sua arte para todas as regiões do País.