Xamã revelou nesta segunda-feira (26) a capa de seu novo álbum, “ Fragmentado” , que será lançado nesta quinta-feira (29). Com 25 faixas, o projeto reúne ao mesmo tempo diversos colaboradores, entre eles nomes consagrados da música brasileira como Milton Nascimento, Adriana Calcanhotto, Criolo, Liniker e Black Alien , além de vozes da nova geração como Duquesa, Agnes Nunes, Major RD e Victor Xamã.
A lista de participações inclui ainda Sophie Charlotte, BK, Dino D’Santiago, Guerra, Paczin, Wescritor, Btrem, Nochica, Hariel e GTA , reforçando a proposta do disco de explorar diferentes sonoridades e narrativas.
Transitando entre hip hop, MPB e outros ritmos nacionais, Fragmentado propõe um mergulho nas múltiplas camadas artísticas de Xamã. O álbum traz o boom bap como elemento de base, mantendo a conexão do rapper com as raízes do gênero, enquanto amplia seu alcance com influências que vão da música popular à cultura pop.
“Em um mundo cada vez mais digital, a escolha pelo preto e branco é uma provocação, um retorno ao passado, à origem, mas também um ponto de partida para o novo”, explica o diretor criativo Lucas Nogueira. “Totalmente feita à mão, a imagem foi criada a partir de retratos impressos, cortados manualmente e colados em sequência, antes de serem escaneados. O gesto artesanal e o uso do papel, uma matéria-prima silenciosa e tão simbólica, dialogam com o processo de composição musical, que muitas vezes começa assim: na folha em branco”, finaliza.
Com bilhões de streams acumulados e destaque recorrente nas plataformas digitais, Xamã se firmou como um dos principais nomes do rap brasileiro. Paralelamente à carreira musical, também vem ganhando projeções como ator em produções de TV e streaming, como Renascer e Justiça 2. Em 2024, foi reconhecido com um Grammy Latino, consolidando ainda mais sua trajetória artística.
crédito: Lucas Nogueira / @thenogueira