Influencer brasileiro acompanha o circuito e bastidores do campeonato mundial
A convite dos organizadores do World Endurance Championship (WEC), o influencer, youtuber especializado em automobilismo e mundo a motor Yuri Turbo viajou à Europa, passando por França e Portugal, para acompanhar a 92ª edição das 24 Horas de Le Mans, a quarta e mais importante etapa da temporada.
A corrida aconteceu no renomado Circuito de la Sarthe, situado na cidade de Le Mans, no noroeste da França, a aproximadamente 186 km de Paris. O traçado possui uma extensão de 13.626 km e 38 curvas com ângulos variados, sendo predominantemente de alta velocidade e sentido horário, com fortes zonas de frenagem.
Yuri explica que o Circuito de la Sarthe é conhecido como um dos mais desafiadores do mundo devido às suas características únicas. O asfalto ondulado, com aclives e declives, juntamente com áreas de escape pequenas em alguns trechos, formadas principalmente por caixas de brita, tornam o retorno ao traçado uma tarefa particularmente difícil para os pilotos. A parte mais desafiadora do circuito para os pilotos é o final do setor 3 e o início do setor 1, devido às curvas apertadas, técnicas e com pouca margem para erros.
A principal reta do circuito, conhecida como Mulsanne Straight, é a seção mais rápida e exigente para os componentes dos carros em Le Mans, levando os motores à RPM máxima por um longo período, exigindo uma grande resistência mecânica. Com um total de 6 km de comprimento, a Mulsanne Straight é interrompida por duas zonas de baixa velocidade, as chicanes L’Arche e L’a Florandiere, que exigem habilidade e precisão dos pilotos para manter a velocidade e a estabilidade do carro.
Durante sua viagem à Europa para acompanhar a 92ª edição das 24 Horas de Le Mans, Yuri Turbo teve a oportunidade de contar aos seus seguidores os bastidores do campeonato, como a fase das sessões de testes dos pilotos e equipes inscritos, em que estes se preparam para a corrida mais longa e desafiadora do calendário do WEC.
Yuri destacou a importância da estratégia de equipe para manter o desempenho dos carros em um nível consistente durante toda a prova, com gestão de pneus, combustível e temperatura do motor sendo fatores essenciais para evitar problemas mecânicos e garantir a velocidade necessária para competir pelas primeiras posições. Adicionalmente, é importante que pilotos e equipes tenham uma comunicação bem alinhada, para ajustar a configuração do carro consoante as condições da pista e as características de cada trecho do circuito, e evitar erros que custem caro na corrida.
Esta edição apresenta um impressionante grid de 62 carros, com um total de 44 equipes competindo, distribuídos em três classes: Hypercar, LMGT3 e LMP2. A classe LMP2 participa como convidada especial neste ano, uma vez que deixou de integrar o WEC. Yuri explica que esta edição também marca a estreia da LMGT3, uma categoria dedicada a carros GT3, baseados em modelos de rua e modificados para competições de resistência: “Antes, essa corrida só contava com carros da especificação LMGTE, uma categoria de carros de corrida baseados em modelos de rua, modificados para ter um desempenho melhorado e atender aos regulamentos de corrida, projetados para serem rápidos, duráveis e eficientes em termos de combustível”.
Além disso, a prova de maior duração do WEC estabelece um recorde com a presença de 14 fabricantes renomadas, incluindo Alpine, Aston Martin, BMW, Cadillac, Corvette, Ferrari, Ford, Isotta Fraschini, Lamborghini, Lexus, McLaren, Peugeot, Porsche e Toyota. Para as escuderias regulares do WEC, Peugeot TotalEnergies e Alpine Endurance de Hypercar, da Akkodis ASP de LMGT3, essa é uma corrida em casa.
Augusto Farfus (WRT #31/LMGT3) e Nicolas Costa (United Autosports #59/LMGT3), já entrevistados por Yuri em outras oportunidades no Brasil, estão entre os pilotos brasileiros que participam das provas.
Sobre Yuri Turbo:
Yuri Turbo é um influencer, youtuber e repórter juvenil especializado em automobilismo e mundo a motor. Ele tem se destacado no universo automotivo por suas entrevistas bilíngues com renomados nomes do cenário mundial, como pilotos, executivos, CEOs e equipes de corrida das principais escuderias. Sua trajetória é marcada pela alta qualidade da cobertura jornalística dos principais eventos nacionais e internacionais que acompanha, como a WEC, Porsche Cup, Stock Car, Mercedes AMG Cup e Império Endurance, entre outros.
Com seu conteúdo inovador e dinâmico, Yuri Turbo tem inspirado e conquistado um público cada vez mais amplo, tornando-se uma referência no segmento.
Siga-o em suas redes sociais para acompanhar suas atualizações e notícias sobre o universo automotivo: YouTube (https://www.youtube.com/c/YURITURBOBR), Instagram (https://www.instagram.com/yuriturbobr/), TikTok (https://www.tiktok.com/@yuriturbobr) e Facebook (https://www.facebook.com/yuriturbo).