X

Websérie conta a história de Calmon Barreto

“Monstros sagrados de Araxá” apresenta os primeiros episódios da história de um dos grandes artistas brasileiros.

Com patrocínio da CBMM da Lei Rouanet / Ministério da Cultura, os primeiros episódios da Websérie Mostros Sagrados de Araxá já podem ser vistos gratuitamente em https://www.monstrosagrados.com . Com direção, curadoria, roteiro e narração de Eduarda Serra Barreto, o primeiro episódio, de 11 minutos, trata da origem e infância do desenhista, pintor, ilustrador e gravador Calmon Barreto, no início do século XX, na cidade de Araxá, Minas Gerais.

O episódio detalha sua jornada rumo à descoberta de sua vocação artística, desde os primeiros desenhos na infância até o ingresso no Instituto Brasil, em Araxá. Lá, ele mergulha no mundo da arte acadêmica, explorando as técnicas de desenho e escultura que moldaram seu futuro.

“A narrativa segue os passos iniciais de Calmon Barreto desde sua infância até 1922, com sua ida para o Rio de Janeiro, contamos o início da história desse grande artista ainda pouco lembrado”, comenta Eduarda Serra Barreto, idealizadora do projeto.

O segundo episódio, sobre a vida de Calmon no RJ, também já pode ser visto no site. Neste, Calmon se torna um aprendiz nas oficinas da Casa da Moeda e absorve os ensinamentos dos mestres Otto Heim e Francisco Hilarião Teixeira da Silva. Paralelamente, Calmon se aprofunda na Escola Nacional de Belas Artes, estudando modelo vivo, escultura e gravura sob a tutela de ícones como Giorgio Girardet e Rodolfo Chambelland.

A produção dos demais episódios está agendada para o segundo semestre de 2025.  

A Websérie é 100% acessível, com audiodescrição, legendagem descritiva e Libras, e também conta com legendas em inglês. Assista e curta em https://www.monstrosagrados.com .

Por: Clilton Paz.

Fonte: Alexandre Aquino.

Um dos trabalhos do artista: A condenação – óleo sobre tela (crédito: Acervo Museu Calmon Barreto).

Clilton Paz: