Rainha Diambi conclui visita oficial ao Brasil com agenda diplomática, cultural e institucional em quatro estados e no Distrito Federal
Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, o Distrito Federal e Manaus receberam Sua Majestade a Rainha Diambi Kabatusuila entre os dias 07/novembro a 03 de dezembro, fortalecendo as relações entre o Brasil, a África e a diáspora afrodescendente.
SAR Rainha Diambi Kabatusuila, em sua programação, incluiu encontros diplomáticos, atividades culturais, reuniões com autoridades governamentais, discussões sobre direitos humanos e iniciativas voltadas para o patrimônio ancestral e a cooperação internacional.
Porto Alegre – Abertura da Visita Oficial
Porto Alegre
A Rainha Diambi iniciou sua missão em Porto Alegre, onde foi recebida por autoridades estaduais e municipais. A vice-prefeita Nádia Gerhard homenageou a monarca em uma cerimônia oficial, enfatizando o significado histórico do encontro:
“A visita da Rainha do Congo foi um momento de grande significado para nossa cidade. Fortaleceu os laços de amizade e cooperação entre os povos, destacando a importância da diversidade cultural e o reforço das relações internacionais.”
Em entrevista com a Rede Globo de Porto Alegre
Sua agenda na capital do estado incluiu uma visita à Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, em Lomba do Pinheiro, e a participação na conferência Confluências do Real: Um Diálogo Bantu-Brasileiro, organizada pela UFRGS.
São Paulo – Agenda Governamental e Cultural
Rainha Diambi conclui visita oficial ao Brasil Palácio dos Bandeirantes. Governo do Estado de São Paulo
Em 15 de novembro, Sua Majestade cumpriu uma série de compromissos oficiais em São Paulo. A programação incluiu uma visita à Smart Sampa e uma reunião no Palácio dos Bandeirantes com representantes do Governo do Estado. À noite, a Rainha foi recebida pelo cantor Alexandre Pires durante uma apresentação artística.
Rainha Diambi e Sr. Pedro Lagonegro, Chefe Interino da Assessoria Internacional do Governo do Estado de São Paulo
Minas Gerais – Identidade, Ancestralidade e Educação
Em Minas Gerais, a Rainha Diambi foi recebida por líderes religiosos e autoridades estaduais. A agenda encerrou com uma palestra na OAB Minas, na qual abordou temas como identidade, ancestralidade, diáspora africana e o papel da memória histórica na construção de sociedades mais inclusivas.
Belo Horizonte
Distrito Federal – Diplomacia, Direitos Humanos e Diálogo Institucional
Rainha Diambi conclui visita oficial ao Brasil Gabinete da Ministra da Cultura, Margareth Menezes
A partir de 24 de novembro, no Distrito Federal, Sua Majestade prosseguiu sua missão diplomática e cultural, onde efetuou a gravação de “Pontes e Desafios para a Justiça Social”, com a participação de Eva Cruzeiro — Deputada Federal para Portugal, a deputada federal Dandara Tonantzin ; a Ministra dos Disreitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo e Makota Celinha — Presidente do CENARAB.
Rainha Diambi conclui visita oficial ao Brasil Gabinete da Ministra da Cultura, Margareth Menezes
No dia seguinte, 25 de novembro – esteve da Marcha das Mulheres Negras, onde participou do ato final da 10ª Marcha das Mulheres Negras, representando a Região Norte, e foi recebida pela Deputada Federal Dandara Tonantzin.
Marcha das Mulheres Negras
Então, no dia 26 de novembro – Encontros Diplomáticos e Ministeriais, onde Sua Majestade reuniu-se com a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, Sr. João Jorge, Presidente da Fundação Palmares e também. Em seguida, visitou a Sra. Rosette Mossi Nyamale, Embaixadora da República Democrática do Congo.
Rainha Diambi conclui visita oficial ao Brasil
Plenário da Câmara dos Deputados
Embaixadores
Dessa forma, ao final do dia, a Rainha e sua delegação foram formalmente recebidos no Plenário da Câmara dos Deputados pelo Sr. Reimont Luiz Otoni Santa Barbara, Deputado Federal, Líder do Governo e Presidente da Comissão de Direitos Humanos. Ainda, a Deputada Federal e ex-Governadora do Rio de Janeiro, Sra. Benedita da Silva. Também, Chico Alencar, Deputado Federal e Tarcísio Motta, Deputado Federal
Embaixador Burkina Faso, Brasília, Sr. Edgar Sié Sou
A presença da monarca reforçou os debates sobre direitos humanos, políticas para povos tradicionais, combate ao racismo e fortalecimento dos laços entre o Brasil e as nações africanas. Sua Majestade permaneceu no Distrito Federal até 30 de novembro.
Embaixadora da República Democrática do Congo, Brasilia, Sra. Rosette Mossi Nyamale
Manaus – Povos Tradicionais e a Amazônia
Diretor-presidente da ManausCult, Jender Lobato, a vice-presidente de Turismo da fundação, Oreni Braga, e o coordenador do Museu da Cidade de Manaus, Leonardo Novellino.
Concluindo a série de visitas, a Rainha Diambi viajou para Manaus, onde autoridades locais a recepcionaram, assim como, representantes culturais e comunidades tradicionais.
Assim, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos na pessoa do diretor Presidente, Jender Lobato, a vice presidente de Turismo da Fundação, Oreni Braga e o Coordenardor do Museu da Cidade de Manaus, Leonardo Novellino recebeu a SAR Rainha Diambi que agradeceu a recepção e reforçou a relevância do diálogo estabelecido.
A agenda na capital amazônica enfatizou discussões sobre sustentabilidade, preservação da Amazônia e conexões entre as tradições africanas e o conhecimento ancestral amazônico.