X
    Categorias: Cultura

‘Villes et Cores”, nova exposição de Jérôme Poignard, traz paisagens urbanas ao redor do mundo, no Espaço Cultural Correios Niterói RJ

'Villes et Cores'', nova exposição de Jérôme Poignard, traz paisagens urbanas ao redor do mundo, no Espaço Cultural Correios Niterói RJ

Artes

Jérôme Poignard apresenta a exposição “Villes et Cores”, no Espaço Cultural Correios Niterói, RJ,  em celebração ao Ano da França no Brasil,  reunindo  28 aquarelas e 4 telas em acrílico inéditas, além de um mural especial criado em colaboração com Bragga, pioneiro do graffiti carioca. A curadoria é de Sady Bianchin, artista, acadêmico e secretário de Cultura de Maricá.

Nesta série, Poignard transforma luz e cor em paisagens urbanas ao redor do mundo –  Rio, Paris e outras cidades, que surgem como memórias fluidas e vibrantes. O mural de Bragga amplia esse diálogo ao incorporar fragmentos pixelados e padrões geométricos inspirados na estética urbana contemporânea.

“Villes et Cores” reafirma a união entre o design e a pintura na obra de Poignard, marcada pela precisão técnica, originalidade e pela exploração sensível da luz. O projeto reforça a conexão cultural entre Brasil e França através da arte.Sobre Jérôme Poignard
Jérôme Poignard é artista plástico e designer gráfico francês, natural de Fontainebleau, que estabeleceu residência no Rio de Janeiro, onde fundou a Pointillé — agência especializada em branding, design estratégico e comunicação.  Paralelamente à atuação no design, Jérôme é também o criador de diversas obras reunidas em exposições como Luzes, Rio e Cidades Líquidas. Suas pinturas se destacam pela inspiração, pelas cores vibrantes e pela luminosidade. Radicado no Rio de Janeiro, o artista possui trajetória internacional e já expôs em espaços como Galeria MonsartStage (Roma), BB Artes (Cassino Atlântico), Centro Cultural Correios RJ, Hotel Santa Teresa MGallery e Galeria Gilson Martins. 

Sobre Bragga
Bragga é um pioneiro do grafite carioca e iniciou sua jornada artística pelas ruas do Rio de Janeiro em 1998. Em busca de uma linguagem autoral única e da integração harmoniosa entre seu trabalho no grafite, design e motion design, o artista vem desenvolvendo recentemente uma série abstrata que se inspira na música, na improvisação e no ritmo. Fragmentos pixelados e padrões geométricos que emergem da paisagem urbana contemporânea, traduzidos em movimento e pulsação visual através de explosões cromáticas digitais. Suas composições capturam a energia pulsante da metrópole carioca, onde elementos gráficos se fragmentam e se reconstroem em camadas sobrepostas de cor e luz, criando uma sintaxe visual que dialoga entre o analógico das ruas e o digital das telas. “Instantes infinitos”.

Sobre Sady Bianchin
Sady Bianchin (curador) é um artista e acadêmico multifacetado radicado no Rio de Janeiro. É poeta, ator, diretor teatral, jornalista, cineasta, sociólogo e professor universitário. Natural de Amambai, Mato Grosso do Sul, é doutor em Teatro e Sociedade pela Università di Roma (La Sapienza) e mestre em Ciências da Arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Trabalhou em teatro com diretores renomados, publicou seis livros de poesia e participou de 28 antologias com poemas publicados em oito países. Atualmente, coordena o Núcleo Artístico Cultural da Universidade Hélio Alonso (NAC/UNI FACHA) e leciona no programa de pós-graduação em Pedagogia Social da UFF. Exerce o cargo de Secretário de Cultura e Utopias em Maricá, Rio de Janeiro. Sady Bianchin criou diversos projetos de poesia no Rio de Janeiro, como Rio de Versos, Barca das Dez, Ponte de Versos e Fórum Poesia, e lidera o grupo multiarte Mymba Kuera. A sua obra poética tem centralidade na expressão direta da consciência do povo com foco no cotidiano e forte dimensão cultural.  

ServiçoExposição: 

 “Villes et Cores”

Artista: Jérôme Poignard

Artista convidado: Bragga (grafite)

Curadoria: Sady Bianchin

Local: Espaço Cultural Correios Niterói RJ

Av. Visconde do Rio Branco, 481, Centro, Niterói, RJ

Abertura: 20/12/2025 (das 14h às 18h) 

Visitação: de  20/12/2025 a 31/01/2026 Dias e horários: de segunda a sexta, das 11h às 18h e sábado das 13h às 18h
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

Censura livre
Gratuito.
Acessibilidade
Como chegar: ônibus, barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); uber ou táxi.

A exposição tem como público-alvo empresários, profissionais liberais, colecionadores, professores, estudantes e público em geral.

paula ramagem: